Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 30 de outubro de 2024
PORTO VELHO-RO: Dados divulgados pelo Anuário da Segurança Pública apontou que o polícia do estado de Rondônia é a menos letal em todo o país. O estudo foi realizado com os dados de ocorrências policiais nos anos de 2022 e 2023.
Em 2022, a Polícia Militar de Rondônia – PM/RO, registrou 06 mortes em decorrência de ação policial e três em ocorrências de policiais à paisanas, já no ano de 22023, a PM/RO foi letal em nove ações, sendo uma delas por conta de um PM fora do horário de serviço.
Nesses mesmos anos, não ocorreu nenhuma letalidade nas ações desencadeadas pela Polícia Civil de Rondônia, sendo que em nenhum outro estado brasileiro, a polícia foi menos letal, nem mesmo o vizinho estado do Acre, que possui uma população bem menor e registrou mais de trinta mortes em ocorrências policiais nos últimos dois anos.
Em números absolutos, os estados com as policias mais letais, em 2023, são, Rio de Janeiro, com 871 mortes, Bahia, com 1.699, Pará, com 525, Goiás, 517, e São Paulo, com 504 mortes.
Intervenção rápida, capacitação e condições de trabalho, são algumas das ações tomadas pelas secretarias de segurança pública em todo o Brasil visando reduzir a letalidade policial, em Rondônia, mesmo com índices consideráveis de violência urbana, esses dados do Anuário da Violência, apontam que a baixa letalidade da PM/RO, é um freio que segura uma situação que poderia ser bem pior.