• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 24 de novembro de 2024

Onda de frio intensa no país deverá chegar a RO no fim de Semana, alerta Inmet

Uma onda de frio que já afeta grande parte do...


Redação

Publicada em: 08/08/2024 16:38:32 - Atualizado

Foto: Meramente ilustrativa

RONDÔNIA: Uma onda de frio que já afeta grande parte do Brasil deverá alcançar Rondônia neste final de semana, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

A massa de ar frio, que começou a se deslocar pela América do Sul na quarta-feira (7), está provocando uma queda acentuada nas temperaturas, inicialmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Conforme o ar frio avança pelo país, nesta quinta-feira (8) ele já começa a impactar regiões como Mato Grosso do Sul, sul e sudoeste de Mato Grosso, além do sul e sudeste de São Paulo. Na sexta-feira (9), o frio seguirá sua trajetória, atingindo também o centro-oeste e sul de Mato Grosso, Rondônia, sul de Goiás, demais áreas de São Paulo, centro-sul do Rio de Janeiro e Triângulo Mineiro.

No sábado (10), a massa de ar frio se espalhará para áreas mais amplas, incluindo Goiás, noroeste, sul e oeste de Minas Gerais, Zona da Mata e outras partes do Rio de Janeiro. Nesse dia, o fenômeno conhecido como Friagem deverá afetar parte da Região Norte, causando uma queda nas temperaturas no Acre, sul do Amazonas e sudoeste do Pará.

No domingo (11), embora já enfraquecida, a massa de ar frio continuará a provocar temperaturas mais baixas no norte de Goiás, Distrito Federal, áreas centrais de Minas Gerais e no centro-sul do Espírito Santo.

Durante o fim de semana, as temperaturas no sul do Brasil permanecerão baixas, com possibilidade de neve em áreas isoladas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, especialmente entre sexta-feira (9) e sábado (10). No domingo, a expectativa é de geadas generalizadas na Região Sul e em pontos do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e na região serrana do Rio de Janeiro.

Essa será a primeira massa de ar frio em 2024 com capacidade para avançar por todas as regiões do Centro-Oeste e Sudeste do país, com potencial para geadas e queda expressiva de temperatura. Rondônia, embora distante das regiões mais afetadas, também sentirá o impacto dessa onda de frio, que deverá causar uma significativa diminuição das temperaturas no estado a partir do sábado.


Fale conosco