Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 17 de dezembro de 2025

BRASIL: O calendário de pagamentos do PIS/Pasep 2026 foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) nesta terça-feira (16). A estimativa é que 26,9 milhões de trabalhadores recebam o benefício, totalizando R$ 33,5 bilhões em pagamentos.
Os pagamentos começam a ser feitos no dia 15 de fevereiro e vão até o dia 15 de agosto do ano que vem. A data de liberação leva em conta o mês de aniversário dos beneficiários e o dinheiro fica disponível até o último dia útil do calendário bancário, em dezembro de 2026. Caso não sejam sacados, esses valores voltam para os cofres públicos. No entanto, o dinheiro pode ser solicitado em um prazo de cinco anos.
Tem direito ao Abono Salarial, trabalhadores que recebem em média dois salários mínimos de remuneração mensal, contribuintes do PIS ou do Pasep há pelo menos 5 anos, que tenham trabalhado formalmente ao menos 30 dias no ano-base, que é 2024.
Para garantir os direitos do trabalhador, o empregador deverá informar os dados dos vínculos por meio do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).
As consultas sobre valores, quem tem direito, data e em qual banco efetuar o saque, podem ser feitas por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, pelo Portal Emprega Brasil ou pelo telefone 158.
O pagamento do PIS é feito pela Caixa Econômica Federal, enquanto os funcionários públicos recebem o pagamento do Pasep pelo Banco do Brasil, que será realizado prioritariamente como crédito em conta bancária, transferência via TED ou PIX. O saque também poderá ser feito em terminais de autoatendimento e lotéricas.