• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 12 de maio de 2026

Operação integrada une forças de Rondônia em cerco às facções criminosas

Mais de 300 agentes participaram da Operação Audácia IX em ação simultânea em quatro estados do país


SECOM

Publicada em: 12/05/2026 09:55:50 - Atualizado

PORTO VELHO-RO Em apoio à Operação Audácia IX, deflagrada nesta segunda-feira (11) pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO), o governo de Rondônia mobilizou equipes da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), ao lado de outras forças de segurança, para o cumprimento de mandados de prisão e busca contra investigados suspeitos de integrar organização criminosa. A ação reuniu mais de 300 agentes simultaneamente em quatro estados: Rondônia, Acre, Ceará e Paraná.

Em Rondônia, as ações se concentram em Porto Velho, incluindo os distritos de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã e Abunã, além de Candeias do Jamari e São Miguel do Guaporé. Ao todo, estão sendo cumpridos 45 mandados de busca e apreensão e 34 mandados de prisão temporária, para instruir Procedimento Investigatório Criminal instaurado para apurar a atuação da organização criminosa e outros delitos identificados ao longo da investigação.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a operação Audácia IX é resultado de um investimento do estado em segurança pública, em estrutura, capacitação e integração institucional.

ATUAÇÃO NAS UNIDADES PRISIONAIS

Em Porto Velho, nove mandados foram cumpridos em cinco unidades prisionais do estado. A Sejus atuou no mapeamento dos alvos e no apoio direto ao cumprimento dos mandados de prisão. A ação também busca recapturar foragidos da Justiça e identificar possíveis flagrantes durante o patrulhamento nas regiões-alvo. Entre os crimes investigados estão tráfico de drogas, receptação e porte ilegal de arma de fogo.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou que a participação da secretaria na operação reforça o papel da Polícia Penal como força estratégica de segurança pública, atuando de forma integrada com as demais instituições no enfrentamento ao crime organizado em Rondônia.

INTEGRAÇÃO

A operação reuniu equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MPRO (Gaeco), dos Gaecos do Acre e do Ceará, da Força-Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado da Sesdec, além de unidades da Polícia Militar (PMRO), Polícia Civil (PCRO), Polícia Técnico-Científica (Politec), Polícia Penal (PPRO), Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen) e Exército Brasileiro (EB). Entre os grupamentos mobilizados estão o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), Batalhão de Patrulhamento Tático de Ação e Reação (BPTAR), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN), Grupo Especial de Operações Penitenciárias (GEOP), Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (GAPE) e o Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva.

Segundo o secretário da Sesdec, Hélio Pachá, a operação é resultado de um trabalho contínuo de planejamento e união entre as instituições, com capacidade de mobilizar diferentes grupamentos de forma simultânea e coordenada. “A participação do estado na Operação Audácia IX reforça o compromisso do governo de Rondônia com uma segurança pública que se constrói na integração, no planejamento e na capacidade de resposta das instituições que protegem a sociedade rondoniense,” pontuou.



Fale conosco