• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 20 de setembro de 2024

Cinco dicas sustentáveis para aplicar durante a sua reforma


Assessoria

Publicada em: 05/12/2018 08:36:26 - Atualizado


Planejamento, dedicação, sacrifícios, orçamento e muita, mas muita paciência. São esses os ingredientes para fazer uma reforma de sucesso na sua casa. Mas será que pensar somente naquilo que faz bem ao nosso espaço é o suficiente?

Pensar em pequenas alternativas para deixar os seus reparos um pouco mais sustentáveis pode parecer uma atitude muito pequena, mas sua contribuição para um consumo de bens mais consciente e de menos impacto para o planeta pode ser enorme. Se você não sabe muito bem por onde começar a aplicar a sustentabilidade na sua obra, veja abaixo uma lista com 5 dicas que podem promover não só mais desenvolvimento como maior viabilidade financeira. Vamos lá?

1. Usufrua de água de reuso

A água da chuva pode ter tantas utilidades dentro de uma casa e no desenvolvimento de uma reforma que seria possível fazer uma enorme lista só sobre esse assunto. Além de ser potável e poder ser utilizada na hora de limpar resíduos de materiais de construção, você pode incluir em seu projeto um sistema de cisternas que reaproveitam a água da chuva através de filtragem para que ela seja reutilizada em todo sistema residencial, como por exemplo nas descargas, torneiras externas, regagem de jardim e etc.

Acumular a água da chuva em grandes vasilhames para que ela seja utilizada na manufatura de materiais como cimento, por exemplo, também pode diminuir os custos da sua obra.

2. Utilize tinta reciclada

Se o desejo for colorir alguma parede da casa com tons terrosos, por que não utilizar a tinta de terra? Esse tinta revolucionária é feita a partir de matérias primas naturais abundantes extraídas de forma legal e, em seu processo de transformação em produto final, não são produzidas emissões tóxicas e nem compostos orgânicos prejudiciais à saúde.

Além do mais, há economia com outros materiais, como por exemplo massa acrílica e massa corrida, que não precisam ser aplicadas previamente nas paredes para o uso da tinta de terra. Não é demais?

3. Telhas de vidro para ambientes iluminados

As telhas de vidro cumprem exatamente a mesma função das telhas convencionais, mas com uma vantagem: proporcionam economiza de luz quando localizadas em locais com alta incidência de luz solar.

Em épocas do ano como horário de verão, por exemplo, as telhas de vidro podem manter um ambiente iluminado até um horário próximo das 20h, o que pode significar mais 2 ou 3 horas diárias de economia energética.

4. Invista em pisos sustentáveis

Revestir o chão da sua casa não precisa custar um absurdo e nem agredir o meio ambiente. Hoje, existem muitas alternativas de pisos sustentáveis como os pisos vinílicos, que são 100% produzidos com PVC e possuem fácil instalação; os pisos de bambu prensado, que utiliza o bambu, uma matéria prima natural e com grande capacidade de regeneração e replantio; pisos de borracha, cuja fabricação se dá com materiais reutilizáveis oriundos de pneus e outros objetos emborrachados, são ideias para ambientes que precisam de maior conforto térmico, e muitas outras opções.

5. Aquecimento solar

O aquecimento solar já é um destaque cada vez maior para a indústria (veja mais aqui) e para o consumidor final, no dia a dia, pode gerar uma economia de gastos com a conta de luz muito maior do que você pode estar imaginando. Outras vantagens são menor manutenção e valorização imobiliária, já que esse sistema de aquecimento de água de consumo tem se aperfeiçoado cada vez mais e significado um maior avanço na economia de matéria prima em geração de energia no planeta.

Esse sistema pode ser incorporado a reutilização da água pluvial.


Fale conosco