Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
PORTO VELHO,RONDÔNIA- Em 2017, primeiro ano de gestão do prefeito dr Hildon Chaves, a prefeitura de Porto Velho capacitou ou qualificou 2.442 servidores, 18,89% de seu pessoal, cujo quadro é de 12.926 funcionários. Em termos percentuais, o investimento é substancialmente superior ao registrado há cinco anos: em 2013, o desempenho chegou a apenas 3%.
A continuar nesse ritmo, até o final da gestão atual, a prefeitura terá conseguido capacitar todo seu pessoal, contanto tanto agendamento de cursos como investimento em novas tecnologias e até em novos espaços destinados exclusivamente à área do conhecimento.
Essas informações foram repassadas pelo diretor do Departamento de Capacitação e Treinamento da Semad (Secretaria de Administração), Zenildo Souza Santos, após o encerramento, na semana passada, do 1º Simpósio Municipal Interdisciplinar, cuja temática foi a cooperação para qualificação (aproveitamento funcional e parcerias voluntárias).
De acordo com o levantamento, em 2013, 454 (3,5%) foram capacitadas num quadro de 12.739 servidores; em 2014, 532 dentre 12.851(4,14); em 2015, de 12.925 1.049 (8,11) passaram por treinamento, enquanto que, em 2016, foram capacitados 651 do total de 13.049 (4,99 %).
O desempenho da prefeitura em capacitação e qualificação de seu pessoal nesses primeiros 12 meses foi possível graças, primeiro, à proposta de governo do prefeito dr Hildon, de priorizar a educação continuada. Depois, pela implantação, pelo secretário Alexey Cunha (Semad), primando pela implementação de meios para que esses planos se concretizassem, diretamente pelo município ou através de parcerias.
MENOS CUSTO
Também de acordo com informações da Semad, o desempenho do departamento de capacitação da Semad deve-se a acordos e convênios costurados com o governo estadual, através da Escola de Governo, e também com o Escola de Contas, do Tribunal de Contas de Rondônia, sem contar o fato de ter entre seus capacitadores técnicos do próprio quadro (voluntários), sem ônus, ficando os investimentos diretos limitados a R$ 37 por servidor.
TRIPLICAR
Para 2018, a proposta do prefeito dr Hildon é que as estatísticas de capacitação de pessoal sejam vitaminadas tanto com cursos presenciais como a distância (EAD), com e sem tutoria, na plataforma AVA. Para isso, está em estudos a criação do Centro de Formação e Treinamento do Servidor Público Municipal, disponibilizando cursos e conhecimento a todos, inclusive a garis e pessoal de apoio. “A proposta do dr Hildon e do secretário Alexei, com a escola, é triplicar desempenho e resultados”, afirma Zenildo.
Além disso, a proposta da administração é investir, além de espaço físico apropriado, em tecnologias e equipamentos, grade de cursos específico por área, além de formação de um banco de instrutores e facilitadores para disseminar ao máximo conhecimento e ferramentas que contribuam para a evolução da gestão.