Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 12 de novembro de 2024
Para prevenir a propagação do coronavírus, alguns locais públicos de maior movimento de pessoas estão sendo desinfectados com hipoclorito de sódio, como é o caso de hospitais, praças públicas, e do Espaço Alternativo e Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho, que receberam a limpeza no final de semana (18).
A desinfecção do PRM segue normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme explicou o engenheiro civil de segurança do trabalho e coordenador dos núcleos administrativos, Fábio Ferreira Bentos, da Superintendência de gestão dos gastos públicos administrativos (Sugesp). “Esse procedimento segue orientações da Anvisa quanto às recomendações de limpeza durante a pandemia. Foram usadas máquinas de pulverização com hipoclorito de sódio para desinfecção completa desses ambientes públicos”, destacou o coordenador.
Ainda segundo Fábio, a ação tem bastante eficácia, pois o vírus possui uma cápsula de gordura protetora, e com a desinfecção essa cápsula é quebrada matando o vírus. O Palácio Rio Madeira já conta com a limpeza diária realizada por uma empresa terceirizada, e a desinfecção é para reforçar as barreiras de proteção.
ESPAÇO ALTERNATIVO
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou pelo espaço alternativo a desinfecção dos espaços públicos para combater o coronavírus, uma ação realizada em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Defesa Civil, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Corpo de Bombeiro Militar, Bombeiro Civil e Companhia de Águas e Esgotos do Estado (Caerd).
A ação também ocorre em frente a bancos, aeroporto e hospitais estaduais enquanto durar a pandemia.