Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
ARIQUEMES, RONDÔNIA - Moradores dos dois únicos bairros com rede de esgoto em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, receberam orientações sobre o uso do serviço nesta quarta-feira (20). De acordo com a concessionária, funcionários da empresa precisaram fazer desobstrução na rede 71 vezes em 2017, devido aos resíduos descartados pelos moradores. Os gasto com esse trabalho ultrapassaram os R$ 15 mil.
Atualmente a rede cobertura da rede de esgoto na cidade não chega a 1% da cidade de Ariquemes.
De acordo com a concessionária, funcionários da empresa estão precisando fazer desobstrução na rede diariamente, devido aos resíduos descartados pelos moradores.
O responsável por ações socioambientais da Águas de Ariquemes, Diecson Vilela, revela que muitos moradores do Jardim Zona Sul e Jardim Felicidade não têm noção do que significa ter coleta e tratamento de esgoto no bairro.
"Essa ação é pra educar o morador, pra que ele venha usar o esgoto da maneira correta. O esgoto foi projetado para receber apenas o banheiro e a caixinha de gordura, mas o que a gente detectou aqui é que estão jogando lixo doméstico, preservativo, sacola, fraldas, água da calha", explicou.
Além de jogar os objetos no vaso sanitário, os moradores usam uma caixa que dá acesso à rede na calçada das casas para fazer o descarte até de mato e poda de grama.
Durante a tarde desta quarta-feira, equipes da concessionária entregaram panfletos com orientações aos moradores dos dois conjuntos habitacionais.
Para o pedreiro Júlio César Inácio, falta além de costume, educação por parte dos moradores. "Como eu sou do Sul, lá onde a gente morava tinha esgoto, então a gente sabe como funciona. Além de falta de costume, muitos moradores tem relaxo, a pessoa sabe que um cano desse não tem como descer saco de lixo, fralda, roupa velha", criticou.