• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 27 de setembro de 2024

Teste de 5G atinge velocidade de 416 Mbps em demonstração no Brasil

A Claro anunciou que sua rede 5G DSS, chega ao país na próxima semana...


Assessoria

Publicada em: 08/07/2020 15:29:20 - Atualizado

A Claro anunciou que sua rede 5G DSS, uma 'prévia' do 5G convencional, chega ao país na próxima semana. No entanto, apenas aparelhos com suporte à tecnologia podem usufruir da conexão que promete até 12 vezes mais velocidade em comparação ao que é fornecido pela rede 4G atualmente.

Para mostrar ao público que o sistema trazido pela empresa é de fato mais rápido, a Claro realizou nesta quarta-feira (8), no Allianz Parque, um teste de latência para o 5G DSS – que utiliza um recurso de compartilhamento de frequências, que permite alterações entre o espectro já alocado.

Em uma prévia, a empresa destacou a evolução das velocidades fornecidas pelas conexões. O 4G, por exemplo, oferece conexão que chega a 21,1 Mbps. No caso do 4.5G - em atual operação pela maioria das operadoras do país - a velocidade é de até 210,6 Mbps.

A novidade da Claro, o 5G DSS, oferece até 12 vezes mais velocidade se comparado ao 4G. A conexão chega a 416,6 Mbps, uma clara evolução em relação ao que é oferecido até então. No futuro, com a implementação do 5G convencional, as velocidades disponibilizadas podem ser de até 1.278,6 Mbps.

A demonstração é resultado de uma parceria da Claro, Ericsson, Motorola e Qualcomm. Toda a apresentação foi capturada pelas câmeras do Motorola Edge e transmitida para o público, nas redes sociais da operadora, por meio da rede 5G instalada no estádio.

O primeiro teste mostrou que a tecnologia possui baixa latência o suficiente para permitir que partidas de jogos online sejam disputadas mesmo com a conexão móvel. Para isso, dois integrantes da equipe Fúria GG jogaram 'Free Fire' com uma distância de 17 quilômetros entre eles. O objetivo foi o de mostrar que é possível jogar sem maiores problemas enquanto transmitem a partida diretamente pelo smartphone.

Em seguida, o famoso teste de pilotagem cego foi realizado – semelhante ao demonstrado pela Samsung no ano passado. Aparelhos com conexão 5G foram colocados na parte exterior do veículo e transmitiram o ambiente para um terceiro smartphone localizado acima do volante. Aqui, as janelas foram adesivadas, impedindo a visão. Por conta disso, apenas a visão fornecida pela conexão foi capaz de guiar Karina Simões, piloto de testes, por uma volta no estádio.


Fale conosco