• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 27 de setembro de 2024

Brasil entra em acordo mundial de vacinas para covid-19

O governo brasileiro submeteu um pedido oficial para fazer parte do sistema mundial que está sendo criado para garantir a vacina contra a covid-19...


Assessoria

Publicada em: 15/07/2020 15:35:47 - Atualizado

O governo brasileiro submeteu um pedido oficial para fazer parte do sistema mundial que está sendo criado para garantir a vacina contra a covid-19. O governo já havia revelado há duas semanas a carta enviada pelo Itamaraty às organizações internacionais que vão liderar o processo.

O documento foi submetido, depois de semanas de hesitação do governo brasileiro que, num primeiro momento, ficou de fora da iniciativa. Agora, as entidades apontam que Brasil e outros países de renda média poderão de fato fazer parte da iniciativa. Mas não serão considerados no mesmo patamar de dezenas de países pobres e terão de arcar com os custos para ter acesso ao produto. 

O que o pacote garante, porém, é que todos os participantes recebam as futuras vacinas de maneira justa. No total, a OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que 75 países enviaram manifestações de interesse em fazer parte do mecanismo, conhecido como COVAX Facility. Além do Brasil, a lista inclui Argentina, Canadá, República Tcheca, Estônia, Finlândia, Islândia, Irlanda, Israel, Japão, Kuwait, Luxemburgo, México, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Catar, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Suíça, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido.

Além desses, outros 90 países mais pobres poderão entrar. Juntos, esses governos representam 60% da população mundial e indicam o apoio ao mecanismo projetado para garantir acesso rápido, justo e equitativo às vacinas contra covid-19 em todo o mundo.


Fale conosco