• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 20 de julho de 2025

PGR alerta Ministério sobre possibilidade de falta de oxigênio em Rondônia

Ofício informa que 33 municípios do interior do estado teriam estoque garantido de oxigênio apenas até a próxima quarta-feira, 24 de março...


cnn

Publicada em: 20/03/2021 17:19:03 - Atualizado

Diversas cidades de Rondônia sofrem com um aumento expressivo do consumo de oxigênio e há um risco de que as empresas fornecedoras não deem conta de atender a alta na demanda. Por isso, a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou um ofício ao Ministério da Saúde alertando sobre a possibilidade de falta de oxigênio no estado.

O documento foi assinado pela subprocuradora-geral da República, Célia Regina de Souza Delgado, e traz o alerta de que 33 municípios do interior do estado de Rondônia teriam estoque garantido de oxigênio apenas até a próxima quarta-feira, 24 de março.

A alta no consumo foi observada em cidades como Guajará-Mirim, onde houve a necessidade de um aumento de 150 metros cúbicos por dia nesta fase da pandemia. Agora em março, a cidade registra um consumo de 530 metros cúbicos diários.

Além do alerta sobre a falta de cilindros, Rondônia está com 100% de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados.

A alta na demanda por oxigênio foi observada também em municípios do Acre, estado vizinho. Em Acrelândia houve um aumento de 114% no consumo de metros cúbicos de oxigênio, e em Manoel Urbano o aumento foi de 190%. As porcentagens comparam o período entre fevereiro e janeiro de 2021.


Fale conosco