Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 20 de julho de 2025
O Instituto Serum da Índia já comunicou aos governos do Brasil, Arábia Saudita e Marrocos sobre possíveis atrasos que novos abastecimentos de vacinas sofrerão nas próximas semanas.
A informação foi revelada pelo jornal Times of India, neste domingo. Procurado pela coluna, o instituto não desmentiu a informação. Mas disse que não faria qualquer tipo de comentário por enquanto. Já a Fiocruz indicou que recebeu uma comunicação oficial sobre o assunto no dia 4 de março.
Os indianos contam com a licença para a produção da vacina da Oxford/AstraZeneca e o fornecimento dessas doses ao Brasil foi alvo de uma intensa negociação ainda em janeiro. Naquele momento, o governo indiano acabou enviando doses primeiro a seus vizinhos, antes de fornecer a vacina para outros países.
De acordo com a agência Reuters, que também noticia neste domingo o atraso, o Brasil já recebeu cerca de 4 milhões de doses dos indianos, contra 7 milhões no caso do Marrocos. Juntos, os três países que poderão ser afetados encomendaram um total de 20 milhões de doses.