Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
Na manhã do último sábado (27), policiais da cidade colombiana de Barranquilla foram vítimas de um atentado enquanto estavam se apresentando ao serviço. Bombas foram lançadas dentro da delegacia no bairro de San José, causando a morte de cinco policiais e deixando outros 40 feridos.
Quatro vítimas morreram imediatamente e o último chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu. Um suspeito foi preso no local do crime.
Ao mesmo tempo, em outro lado da cidade, um caminhão de uma transportadora de valores foi atacado por assaltantes. Um segurança morreu e outro ficou gravemente ferido. Cerca de 12 bilhões de pesos colombianos (aproximadamente R$ 13,4 milhões) foram levados do veículo.
Segundo o jornal local Semana, os policiais investigam a hipótese de o ataque à delegacia ter sido realizado para desviar a atenção das autoridades durante o roubo.
Investigadores especializados enviados pelo governo federal estão na cidade para tentar avaliar se existe ligação entre os dois crimes. De acordo com informações do jornal local El Heraldo existe a possibilidade do grupo ELN (Exército de Libertação Nacional) estar envolvido no atentado.
No sábado à noite, centenas de pessoas se dirigiram até a Delegacia da cidade onde fizeram uma vigília.
O presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos utilizou as redes sociais para comentar o ataque. Em sua conta no Twitter, ele afirmou que “não descansaremos até encontrar os responsáveis”.