Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 11 de julho de 2025
PORTO VELHO, RO - Na manhã desta terça-feira, 11, a Preitura de Porto Velho soltou nota informando que não utiliza a vacina da AstraZeneca/Fiocruz para imunizar mulheres gestantes no Município. O imuniizante usado é da fabricante Pfizer/BioNtech.
Ainda conforme o columicado, após morte de uma paciente no Rio Janeiro, que tomou a vacina, Anvisa orienta suspensão do imunizante para grávidas
Conforme a assessoria da Semusa, - Secretaria Municipal e Saúde esta não utiliza a vacina da Astrazeneca neste grupo e que desde o início, a indicação do Ministério da Saúde foi apenas o uso da Pfizer/BioNtech.
As doses de vacinas da Pfizer foram encaminhadas somente para Porto Velho, uma vez que o imunizante requer refrigeração diferenciada para o seu armazenamento, principalmente se for reservada por longo período.
Segundo explica o Governo, como na cidade as vacinas serão aplicadas no período inferior a 14 dias (contando a partir de 3 de maio), os imunizantes podem ser armazenados à temperatura de -25ºC a -15ºC, ou seja, dentro das características atendidas pela Rede de Frio instalada na capital de Rondônia.