Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
O evento foi promovido pela Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) e teve o apoio do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG).
O ato em Brasília teve início na Câmara dos Deputados, no auditório Nereu Ramos, com discursos dos presidentes das entidades e de parlamentares. Após as intervenções, juízes e membros do Ministério Público fizeram uma caminhada até o Supremo Tribunal Federal (STF), onde entregaram documento com os pleitos das duas carreiras à ministra presidente, Cármen Lúcia.
O objetivo da mobilização foi alertar toda a população, a comunidade jurídica e os parlamentares para os riscos das propostas legislativas que tendem a enfraquecer a autoridade judiciária em suas respectivas carreiras, que pretendem sucatear o sistema previdenciário brasileiro, e, de resto, para o quadro de descaso e paralisia institucional que ameaça a própria integridade da Magistratura e do Ministério Público. A intenção é que também sejam realizados atos deste tipo em todo o país.