Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
PORTO VELHO,RONDÔNIA- O secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, fez sexta-feira (16), em Porto Velho, vistoria técnica no Centro de Diagnóstico por Imagem de Rondônia (CDI), novo reforço que será implantado pelo governo de Rondônia para o fechamento de diagnóstico por imagens de pacientes que estejam internados nas unidades de saúde do Estado, com atenção especial aos pacientes do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB).
O centro vai oferecer exames de alta complexidade como: ultrassonografia 3D, broncoscopia, raio X digital, tomografia computadorizada, mamografia, ressonância magnética, entre outros procedimentos.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, o CDI é uma obra construída no complexo hospitalar do Hospital de Base Ary Pinheiro, com recursos das compensações sociais da UHE de Jirau e contrapartida do Estado.
A meta é a ampliação dos serviços complementares de diagnóstico por imagem, conforme Grupo de Procedimentos de Exames estabelecidos de acordo com a descrição do Procedimento, forma de organização e nomenclatura utilizada pela Tabela SIGTAP/SUS, para produção ambulatorial de exames de diagnóstico por imagem, os quais se desdobram em sub-grupos.
Os exames terão ainda a emissão e disponibilização de laudos eletrônicos e impressos em todos os níveis de complexidade, como referência estadual para a demanda da rede hospitalar e ambulatorial de média e alta complexidade e suporte à Região de Saúde Madeira Mamoré, compreendida pelos seguintes municípios: Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho, regulados por meio da Central de Regulação Estadual, explica o secretário Williames Pimentel.
De acordo com o secretário, o CDI vai oferecer procedimentos como: assistência e execução dos serviços de diagnóstico por imagem, serviços de agendamento centralizado (Call Center), sistemas de gerenciamento, arquivamento e distribuição de imagem (PACS) e sistema de informação da radiologia (RIS).
Para estabelecer a capacidade de produção operacional do Centro de Diagnóstico por Imagem de Rondônia (CDI), foram realizados estudos para estimar a capacidade de produção do parque tecnológico. O método aplicado no estudo foi o observatório, considerando a capacidade operacional por equipamento em relação ao turno de trabalho, as aplicações operacionais de execução dos exames por categoria de técnica de diagnóstico, sem indicar áreas anatômicas, aparelhos e sistemas do organismo, objeto de investigação diagnóstica.
REVITALIZADA
Mesmo com a inauguração do CDI – em data ainda a ser definida -, ala de apoio ao diagnóstico por imagem do Hospital de Base (HB), recém revitalizada, com ampla recepção, com consultórios reformados, novos equipamentos instalados, não deixa de funcionar.
De acordo com o secretário, a ala dará suporte aos exames de pacientes internos do HB e funcionará como uma espécie de retaguarda do próprio CDI.