Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
ARIQUEMES, RO - Professores estaduais de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, realizaram um ato de protesto na manhã desta terça-feira (20), nos semáforos da Avenida Tancredo Neves. Vestidos de preto, os servidores da educação em greve exibiram faixas e entregaram panfletos aos motoristas, pilotos e pedestres que passavam pelo local.
A categoria está em greve desde o dia 21 de fevereiro e decidiram manter a paralisação mesmo após uma determinação de pagar R$ 100 mil para cada dia em greve.
Nas roupas dos servidores, haviam adesivos com os dizeres “educação de luto, na luta!!!”. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero), uma das principais reivindicações é a valorização salarial do trabalhador na educação.
No dia 14 de fevereiro, vários professores estaduais em greve do município também realizaram um protesto no Km 513, da BR-364. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local, auxiliou no tráfego dos veículos e impediu que os manifestantes bloqueassem a rodovia. Na ação, os professores pediam por respeito às reivindicações da categoria, que até agora não foram avaliadas pelo Governo Estadual.
Conforme a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Ariquemes, das 11 escolas estaduais no município, três estão funcionando parcialmente e outras três estão totalmente paralisadas.
Durante audiência de conciliação realizada na sexta-feira (16), o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) determinou que o Sintero pagasse uma multa de R$ 100 mil por dia se os professores continuassem a greve, mas, mesmo assim, a categoria decidiu manter o movimento grevista.