• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 21 de setembro de 2025

Descarte inadequado de lixo atrai urubus e doença na região central de Porto Velho

Os animais atormentam e dificultam a passagem dos pedestres


Rondonotícias

Publicada em: 26/03/2022 07:45:52 - Atualizado



PORTO VELHO- O descarte irregular de lixo, na região central da capital, vem provocado uma cena lamentável. Urubus são flagrados fazendo a festa nas ruas da cidade.

Os animais atormentam e dificultam a passagem dos pedestres que para não passar pelo local, caminham pela rua correndo o risco de sofrer um acidente.

No Mercado central, a cena não é diferente e vem sendo motivo de descontentamento e reclamações de clientes que frequentam o local. “O mercado tem que ser limpo também ao arredor, mas aqui a sujeira é tão grande que tem até urubu”, explicou Nazaré Dias.

Símbolo de mau agouro, o Coragyps atratus, ou urubu-de-cabeça-preta, alimenta-se de carniça e outros materiais em decomposição

Sem predadores naturais, o urubu tem o hábito de colocar seus ovos em locais altos. Põe dois ovos por vez. Após o nascimento, o filhote leva cerca de dez semanas até seu primeiro voo.

De acordo com a Bióloga Letícia Almeida, a aparição dos animais em área urbana em grande número tem uma explicação. Os urubus vêm para a cidade em busca de alimentos e por aqui tem encontrado fartura.

“O avanço da urbanização sobre os ambientes naturais tem reduzido o habitat de muitas espécies silvestres e contribuído para o desequilíbrio. Essa desordem afeta diretamente as populações da fauna silvestre, que a partir da pressão sobre seus habitats naturais alteram seu nicho ecológico e começam a se estabelecer em ambientes urbanos”.

Fonte :rondonoticias


Fale conosco