• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 21 de setembro de 2025

Carros abandonados ocupam ruas e incomodam moradores de Porto Velho

Não há lei para a retirada de veículos abandonados..


Rondonoticias

Publicada em: 08/04/2022 10:33:37 - Atualizado


PORTO VELHO, RO - Encontrar nas ruas e avenidas de Porto Velho veículos se tornou uma cena muito comum. O  problema é que esses carros podem servir de foco de doenças como a dengue, ser abrigo para pragas, ou se transformar até mesmo em esconderijo para bandidos, armas e drogas.

Apesar dos riscos para a saúde pública e para a segurança, autoridades afirmam que por estarem estacionados em locais permitidos, não há lei para a retirada.

A dificuldade financeira, dívidas e falta de peças de reposição são os principais motivos alegados pelos proprietários para o descarte. Abandonados nas vias, as carcaças ocupam alguns espaços úteis e muitas vezes dificultando o trânsito.

No Brasil, não há infração para o abandono de veículos na rua e não é considerado crime, o que leva a ser a principal razão para esse crescimento desordenado, sendo completada ao acesso facilitado ao carro novo e ao mesmo tempo em que a manutenção de um veículo fora de linha está cada vez mais cara.

“A gente não sabe se é roubado ou largado mesmo por ser velho. Mais incomoda. Só sobrou a carcaça do que foi um dia. Se e o proprietário aparecer, vai ter de se contentar só com a lataria” relata a dona de casa Sueli Barbosa.

O ciclista Roberto Alves, relata a dificuldade que ele tem ao realizar sua atividade física “Muito complicado, por muitas vezes tenho que desviar dos veículos, isso pode causar até um acidente, além de poluir o meio ambiente” disse ele.

De acordo com João Luiz, diretor de tráfego da SEMTRAN, pelo Código de Trânsito Brasileiro, não há regulamentação, o município trabalha para que em breve isso aconteça.

Caso um veículo abandonado esteja com os documentos em dia, ele não é retirado do local, porém se estiver irregular, o proprietário é notificado e o veículo apreendido.

“Ainda não há punição para os motoristas que abandonam os veículos na rua, estamos trabalhando para que em breve uma regulamentação municipal seja feita” disse ele.


Fale conosco