Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 21 de setembro de 2025
PORTO VELHO-Até a Sexta-Feira da Paixão e o domingo de Páscoa, muitos outros rituais e missas são celebrados pela Igreja Católica. A Catedral Sagrado Coração divulgou nesta quarta-feira(13), que antes das datas mais lembradas da Semana Santa acontecem várias missas pois a semana inteira é de reflexão e oração.
De acordo com a programação no dia 14 de abril, as 10h30, haverá missa dos Santos Óleos. O bispo se reúne com os padres na chamada “Missa da Crisma” nela, ele irá abençoar ou consagrar os três óleos santos.
O óleo consagrado é o do sacramento da Crisma, na qual o fiel confirma publicamente a sua fé cristã e sua ligação com a Igreja Católica. Neste rito, o padre impõe as mãos sobre o fiel, invocado o Espírito Santo, e o unge com óleo. Os outros dois óleos, o do batismo e o dos enfermos, são abençoados.
Na mesma ocasião, os padres sacerdotais fazem a renovação dos votos. A missa do lava pés, acontece às 19hs após será dado o início da adoração do santíssimo.
Durante a celebração 12 pessoas são escolhidas aleatoriamente para que o padre lave seus pés, em referência ao momento em que Jesus ensina a humildade aos discípulos lavando os pés deles.
No dia 15 de abril, sexta-feira santa, haverá Via Sacra na catedral, às atividades começam 3h da manhã seguido ao longo do dia com atividades voltadas as pastorais, até a chegada da celebração da Paixão do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores, às 17h.
Nesta celebração acompanhamos os passos de Jesus rumo ao Calvário. O clima de silêncio e o ambiente despojado expressam a dor e a contemplação do amor de Deus que chega para sacrificar o próprio filho cordeiro pascal para a salvação da humanidade
No sábado de aleluia, dia 16 de abril, haverá vigília pascal na catedral às 20h. É o ponto culminante da caminhada quaresmal de toda a vigília renovação das promessas de batismo.Com o cristo ressuscitado. A celebração é realizada com a celebração da luz, liturgia da palavra batismal e eucarística
Para encerrar o período da quaresma, os 40 dias estipulados pela Igreja Católica missas são celebradas com hinos e trechos bíblicos sobre a ressurreição. O ato litúrgico acontecem às 6h30, 8h,18h e 20h.As 11hs também haverá celebração na comunidade de São Francisco.