• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 10 de julho de 2025

Uso de cigarro eletrônico por 10 minutos equivale a mais de 1 maço de cigarro comum

O atendimento do Programa Nacional de Controle do Tabagismo é feito nos postos de saúde com terapias de reposição de nicotina e apoio psicológico.


Rondonotícias

Publicada em: 26/04/2022 08:29:14 - Atualizado


PORTO VELHO -Com um designer mais moderno, que muitas vezes lembra um pendrive e com diferentes sabores e aromas, os dispositivos eletrônicos para Fumar (DEFs), também conhecidos como cigarros eletrônicos ou vape, estão cada vez mais presentes entre os jovens de Porto Velho.

Os modelos eletrônicos funcionam à base de vaporização por um dispositivo que contém um líquido que ao ser aquecido, gera o vapor aspirado e exalado pelo usuário.

Especialistas alertam a reportagem do Rondonotícias, que os aparelhos oferecem riscos iguais ou até mesmo piores à saúde do que um cigarro comum pois além da nicotina, os dispositivos eletrônicos possuem substâncias cancerígenas e aditivos tóxicos.

Cada vape, dispõe de cartuchos que possibilitam o indivíduo dar 200 tragas em um curto espaço de tempo, o que corresponde a tragadas de 20 cigarros, ou seja, um maço de cigarro convencional.
TRATAMENTO 

Para quem decide parar de fumar, segundo informou Centro de Atenção Psicossocial de Porto Velho (CAPS), encontra bastante apoio na rede pública de saúde.

O atendimento do Programa Nacional de Controle do Tabagismo é feito nos postos de saúde com terapias de reposição de nicotina e apoio psicológico.

Uma pesquisa realizada no Brasil, mostram que o número de fumantes vem diminuindo por outro lado vem aumentado de pessoas que usam esse tipo de cigarro são mais de 1 milhão de usuários e 70% abaixo tem idade abaixo de 25 anos.

O médico pneumologista Francisco Mazon explica que, enquanto um cigarro comum tem entre 1 mg e 2 mg de nicotina, o cigarro eletrônico costuma ter de 3 mg até 5 mg.

"Para fumar um cigarro comum, gasta-se de 1 a 5 minutos. Mas quem fuma um cigarro eletrônico fuma por muito mais tempo. Em 10 minutos, são 30 mg de nicotina, ou seja, o equivalente a um maço e meio de cigarro comum, em um cálculo conservador."

A cantora de forró Solange Almeida (47), disse que o uso contínuo do produto lhe causou uma série de problemas e que sua carreira musical foi afetada por conta do uso do vape.

A artista confessou que, começou como uma brincadeira entre amigos, quando conheceu o cigarro eletrônico, em 2020."Vi aquela coisa bonita, que chama atenção. O odor, o sabor, tudo nele é atrativo", destacou

Ao utilizar o produto, Solange revelou que se sentia "na crista da onda". No entanto, após um tempo, percebeu, que já estava viciada e conheceu bem os males da dependência. A forrozeira teve problemas na voz, depressão e crises de pânico.

"Eu perdi toda a vontade do mundo de cantar. Eu tinha determinado que eu não iria mais cantar. Comecei a ficar com a mucosa ressecada, dificuldade para cantar e para respirar", alertou a cantora

ILEGAL

Recentemente a delegacia de Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor realizou uma operação em em Porto Velho com a parceria com a Vigilância Sanitária Municipal e PROCON.

Na ação foram apreendidos mais de 600 cigarros eletrônicos, que totalizou aproximadamente R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil Reais) em mercadorias.

O vape são proibidos conforme a Lei Federal nº 6477/77 e da resolução n° 46/2009/ANVISA que informa que fica proibida a comercialização, importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarros eletrônicos, e-cigaretes, e-ciggy, ecigar, entre outros, especialmente os que aleguem substituição de cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo e similares no hábito de fumar ou objetivem alternativa no tratamento do tabagismo.
Parágrafo único. Estão incluídos na proibição que trata o caput deste artigo quaisquer acessórios e refis destinados ao uso em qualquer dispositivo eletrônico para fumar. RESOLUÇÃO 46/2009/ANVISA o VAPE é um tipo de cigarro eletrônico.


Fale conosco