• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 22 de setembro de 2025

Golpistas se passam por membros de facção criminosa

Imagens são copiadas das redes sociais, bem como o número de telefone que está visível no perfil da vítima


Rondonotícias

Publicada em: 29/04/2022 14:06:42 - Atualizado


PORTO VELHO-Um novo golpe de extorsão está sendo praticado na capital, golpistas se passam por membros de facções criminosas para ameaçar e exigir a transferência de dinheiro.

O alerta foi feito pelo delegado titular do núcleo de combate as defraudações, Swami Otto Barbosa Neto nesta sexta-feira (29) pela página oficial da Polícia Civil nas redes sociais, após vários registros diários de ocorrências.

Segundo o delegado, tudo começa por um contato via whatssap de um número desconhecido informando de que a vítima estaria com o nome em uma lista de pessoas marcadas para morrer e que para que ela fosse retirada dessa lista deveria fazer um depósito via pix ou em uma das contas indicada pelos criminosos.

“Para dar mais força as ameaças, os golpistas mandam para a vítima fotos de familiares com símbolos, com “x” ou algo nesse sentido entendendo que também estariam marcados para morrer", alertou.

O delegado revela ainda que as imagens são copiadas das redes sociais, bem como o número de telefone que está visível no perfil da vítima e que a partir dessa disposição os golpistas começam a fazer contato. “É necessário que as pessoas protejam suas fotos, contatos nas redes sociais e não coloquem visível para o público externo”, alertou.

Swami, orienta que as pessoas que receberem esse tipo de mensagem a não efetue as transferências, depósitos ou qualquer pagamento aos bandidos. Os números de telefone que enviam as mensagens também devem ser bloqueados, e o boletim de ocorrência deve ser registrado imediatamente na unidade policial mais próxima ou na delegacia virtual pelo link http://delegaciavirtual.pc.ro.gov.br/


Fale conosco