• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 22 de setembro de 2025

Após denúncias, Hospital Infantil Cosme Damião passa por reforma

Previsão para término das obras no telhado é de 120 dias. Em seguida deve começar a reforma na parte interna da unidade de saúde.


G1

Publicada em: 03/05/2022 09:11:28 - Atualizado


RONDÔNIA - A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou nesta segunda-feira (2) que a reforma no Hospital Infantil Cosme Damião (HICD) em Porto Velho começou. Durante o dia houve o armazenamento dos materiais que serão usados nas obras e daqui três dias o telhado da unidade começa a ser modificado.

A previsão para conclusão das obras no telhado é de 120 dias. Em seguida deve começar a reforma na parte interna da unidade de saúde.

Enquanto a reforma acontece no telhado do hospital infantil, a Sesau informou que não haverá necessidade de retirada dos pacientes. Mas quando a obra for interna acontecerá o isolamento dos setores para garantir a segurança dos pacientes e servidores. Nesse período também deve acontecer o realocamento de pacientes para o Hospital de Base na capital.


Problemas estruturais

Denúncias feitas pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) apontaram irregularidades como:

  • problemas de escala médica,
  • problemas na UTI,
  • na enfermaria e
  • estrutura física no hospital.

O Cremero confirmou que parte do teto chegou a desabar por cima do leito de uma criança devido os problemas. Em meio às denúncias, em abril, o Cosme e Damião chegou a sofrer uma interdição ética.

O Cosme e Damião atende os 52 municípios de Rondônia, o sul do Amazonas e ainda parte da Bolívia e é responsável por procedimentos de médio e grande porte da pediatria.


Fale conosco