Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
PIMENTA BUENO, RO - Um protesto a favor da educação estadual reuniu cerca de 250 alunos, pais e professores nesta quarta-feira (28) em Pimenta Bueno (RO). O manifesto, organizado pelas redes sociais pelos próprios estudantes, foi realizado para apoiar os educadores que estão em greve há mais de 30 dias para pedir reajuste salarial.
De acordo com Marcos Bueno, pai de duas alunas, o protesto pacífico começou na Praça dos Pioneiros e depois os manifestantes seguiram para o anfiteatro de Pimenta Bueno, pois no local estava previsto um evento com o governador Confúcio Moura (PMDB).
" Acabou que o governador não foi, mas o deputado Cleiton Roque (PSB) nos atendeu e diz que há uma negociação para atender o pedido dos educadores em greve", disse Marcos ao G1.
Ainda segundo Marcos, a greve vai deixar muitos transtornos para os estudantes. Ele tem uma filha de 11 anos, que está na 6ª série, e outra de 14 anos, que está na 9° ano do Ensino Fundamental.
"É um transtorno. A gente não está suportando mais a situação. O recesso do meio do ano já está quase aí, com certeza vão ter aulas no sábado para repor este período da greve. Os professores trabalham por amor, mas também precisam ser bem renumerados. Merecem o piso nacional da educação", diz.
Por causa da greve dos educadores, a Justiça de Rondônia determinou uma multa diária de R$ 100 mil ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero). Mesmo assim, os educadores permanecem na paralisação.
"O movimento continua firme e forte. Não pretendemos ceder enquanto não vem uma proposta. Isso é uma decisão da categoria. Nós não estamos mais preocupados com multa, é uma decisão da categoria e não vamos abrir mão [da greve]", disse a presidente do Sinterio, Lionilda Simão, na semana passada.
O governo do estado diz que a equipe de planejamento está avaliando a possibilidade de reajuste para os educadores.