Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
PORTO VELHO,RONDÔNIA- Com características especiais de solo, topografia adequada e clima favorável, Rondônia tem lavouras que guardam propriedades genéticas benéficas ao cultivo de café. O café robusta, produzido no estado, assim como o arábica, ganha mercado quando são adotadas boas práticas, desde o manejo do plantio até a pós-colheita. O estado é o quinto maior produtor de café do Brasil, e seus 22 mil cafeicultores colheram mais de 1,8 milhão de sacas de 60 quilos em 2017.
As pesquisas têm indicado o café clonal que, além de alta produtividade se comparado com o seminal (plantado por sementes), tem maior tolerância a pragas e doenças. Trata-se de um café adequado à mecanização com espaçamentos mais bem distribuídos, além de garantir boa qualidade da bebida. A Embrapa tem dedicado considerável tempo nos estudos e projetos nessa área e transferido tecnologias aos produtores.
O Sebrae em Rondônia tem dedicado atenção aos avanços na produção e comercialização de café com seu projeto Cafeicultura de Rondônia, e nos dias 6 e 7 de abril de 2018, respectivamente sexta e sábado, realizará os Dias de Campo em Alto Alegre dos Parecis. As atividades contam com parceria do Governo do Estado, pelo convênio nº 017/PGE/2017 Seagri/Sebrae, além de apoio da Emater e das prefeituras de Alto Alegre dos Parecis e Alta Floresta do Oeste. O evento acontecerá na linha P 34, Km 2, na propriedade de Marcelo Braun.
Das 8 às 9h serão feitas as inscrições (os primeiros inscritos ganharão um kit educacional) e servido o café da manhã. . Após a abertura haverá talk show sobre o sucesso na cafeicultura com os produtores Laerte Braun e Nilton Marques e, nos dois dias, uma sequência de palestras com especialistas da Emater, Embrapa, Idaron, Incaper do Espírito Santo, Semads Alto Alegre e Semagri Cacoal. O evento também oferecerá almoço e contará com coffe break à tarde.