• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024

Sesi e Senai iniciam em 15 dias ações de apoio a cidadania no residencial Capelasso


Rondonoticias

Publicada em: 02/04/2018 15:19:46 - Atualizado

JI-PARANÁ,RONDÔNIA- O Sesi (Serviço Social da Indústria) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) iniciam nos próximos dias a ministrar os 12 cursos profissionalizantes contratados pelo Governo do Estado e pela Caixa Econômica Federal para atender aos moradores do residencial Capelasso, em Ji-Paraná. O lançamento do Programa Técnico Social aconteceu na quarta-feira passada, 28. Serão 12 cursos com duração de 12 meses. Entre eles de cabeleireira, informática e panificação. Uma iniciativa para facilitar a esses moradores a inserção no mercado de trabalho’’.

Ao participar da solenidade de lançamento, o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé, disse que a realização do sonho da casa própria é uma conquista que se leva para sempre, por representar o amparo de um teto e a dignidade que toda família merece. É uma questão de Justiça Social, uma questão de efetivar a cidadania.

O presidente Marcelo Thomé ressaltou a atuação dos braços sociais da Federação das Indústrias de Rondônia - Sesi, Senai e IEL, como entidades responsáveis pelo desenvolvimento das ações que serão realizadas em conjunto com os habitantes do residencial, como os cuidados com o meio ambiente, programas de empreendedorismo e formas de geração de renda. “A missão dos técnicos do Sesi e do Senai aqui será a de procurar sensibilizar as famílias sobre o uso racional dos recursos naturais e o manejo dos resíduos sólidos, incentivando mudanças de atitudes sustentáveis em relação ao meio ambiente”, disse.

Thomé destaca que ao buscar a parceria do Sesi e do Senai para desenvolver ações de apoio a cidadania aos moradores deste residencial, o Governo do Estado está promovendo a efetivação dos direitos e incentivando o desenvolvimento local, integrando-o às demais políticas públicas e ações de saúde, saneamento, educação, cultura, lazer e esporte.


As equipes Sesi-Senai vão trabalhar nos processos de inclusão produtiva, econômica e cultural ofertando cursos de capacitação profissional e estimulo a inserção no ensino formal, incluindo jovens, adultos e, especialmente, mulheres chefe de famílias em situação de hipossuficiência. “Acreditamos que essas ações contribuirão para a sustentabilidade do Residencial Capelasso, com atividades informativas e educativas e discussões coletivas. Acredito que essa parceria do Governo do Estado e do Governo Federal através da Caixa Econômica Federal e outros órgãos com o Sesi e o Senai edificará um futuro promissor para que cada um dos moradores aqui do Capelasso”, argumenta o líder empresarial.

Autoridades locais, empresários, lideranças políticas, dentre eles o governador Confúcio Moura, o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Píres, o deputado estadual Laerte Gomes e vários vereadores da cidade marcaram presença na solenidade de lançamento do projeto que conta com 850 famílias e ao todo vai beneficiar mais de 3 mil pessoas com serviços de intersetorialização, participação comunitária, favorecendo o comprometimento do beneficiário com o programa; promovendo sua integração ao espaço habitacional, a sua satisfação quanto à moradia, a própria organização e desenvolvimento comunitário. Também desenvolverá ações de orientação ao empreendedorismo e sensibilização e esclarecimento sobre a importância do empreendimento para a sustentabilidade, socioeconômica, cultural e ambiental.

Além do presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé, o superintendente do Sesi-IEL e diretor regional do Senai-RO, Alex Santiago, representantes da Secretaria de Estado de Ação Social (Seas), Caixa e demais parceiros também participaram do evento.


Os trabalhos previstos no projeto serão executados pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) e pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), contratados pelo Governo em função da expertise acumulada na prestação de serviço.


Fale conosco