• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de setembro de 2025

Eleitores com deficiência podem pedir transferência para seções especiais

As seções especiais são espaços adaptados pela Justiça Eleitoral para oferecer a essa parcela do eleitorado maior acessibilidade


rondonoticias

Publicada em: 06/06/2022 08:21:29 - Atualizado


IMAGEM ILUSTRATIVA

RONDÔNIA-Os eleitores rondonienses com deficiência ou mobilidade reduzida que desejarem votar em seções eleitorais especiais devem solicitar transferência do antigo local votação entre os dias 18 de julho e 18 de agosto de 2022

As seções especiais são espaços adaptados pela Justiça Eleitoral para oferecer a essa parcela do eleitorado maior acessibilidade, comodidade e segurança no momento do voto.

A solicitação de transferência deve ser feita pelo sistema Título Net, no site do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia(TRE/RO). Ao marcar no formulário o eleitor que tem uma deficiência, deverá responder se quer ser cadastrada em uma seção com acessibilidade.

Desde março de 2010, o TRE/RO intensificou os estudos e ações em prol dos eleitores com deficiência a partir da nomeação da comissão de acessibilidade

As seções com acessibilidade possuem infraestrutura adaptada para facilitar ao máximo o exercício do voto. A Justiça Eleitoral disponibiliza, ainda, urnas eletrônicas com sistema de áudio com fone de ouvido e teclado em braile.

No dia da votação, há uma pessoa coordenadora de acessibilidade na equipe de apoio logístico de cada local de votação. Ela está identificada com camiseta específica fornecida pela Justiça Eleitoral com conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Neste ano, em Rondônia 1.192.334 eleitores poderão comparecer às urnas em outubro para escolher deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República. O voto só é facultativo para os analfabetos e os maiores de 70 anos, bem como para os maiores de 16 e menores de 18 anos.



Fale conosco