Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RONDÔNIA - Sempre lotados, considerados fonte de renda para os empresários, principalmente por ser um serviço que a população necessita, seja no âmbito judicial ou pessoal, os cartórios conseguem ser um pesadelo na vida das pessoas, devido ao seu alto custo.
Exemplo claro é a forma de como ocorre à simples autenticação de documento. Para começar, aquele que tem interesse em fazê-lo, deve desembolsar o valor de R$ 4,65. Além de sempre enfrentar uma “leve” fila para ser atendido.
Os valores não agradam nem um pouco quem precisa deste tipo de serviço.
A população fica refém dos preços e das taxas abusivas já que uma hora ou outra, todos necessitam da emissão de certidões de casamento, óbito, nascimento, escrituras, procurações entre outros documentos.
Justificativa dos cartórios
Os valores dos serviços dos cartórios do Estado de Rondônia vêm em forma tabelada fornecida pelo Tribunal de Justiça (TJ) e Corregedoria.
A explicação para esses valores se deve porque ele é dividido em partes; cartório, Tribunal, Ministério Público e procuradoria.
Para quem não sabe, isso aconteceu devido à criação dos Funjuris, que é um valor pago pelo consumidor, com uma soma dos emolumentos, fuju, fumorpge, fundep, fundimper, selos.
Essa soma foi criada no final do ano de 2016 e serve para manter arrecadação própria para o Poder Judiciário, ou seja, despesas judiciais, administrativas e estruturais.
Entenda a divisão das taxas