Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 23 de setembro de 2025
PORTO VELHO,RO-Com a chegada das festas juninas em Porto Velho, a quantidade de fogos de artifício que são soltos durante as comemorações aumenta e com isso, também os riscos de ocorrerem acidentes com as pessoas que fazem o manuseio errado do artefato.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros queimaduras, amputações de membros, problemas de visão e audição entre outros ferimentos são comuns, entretanto eles podem ser evitados com algumas medidas.
A primeira delas segundo o órgão é se certificar se o local da compra dos fogos tem licença emitida pelo Corpo de Bombeiros ou pelo Exército Brasileiro.
Em seguida, se o produto tem selo do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), que atesta sua qualidade e segurança impressa na embalagem junto com a data de validade, as informações do fabricante e as instruções corretas de uso.
Segundo o Tenente Fábio Donizete, sempre que for comprar fogos de artifício optar pelo industrializados e nunca procurar aqueles fogos de artifício feito de maneira artesanal em fundo de residência.
“Esse não tem garantia nenhuma de que irá funcionar. As pessoas pensam que comprando esse tipo de foguete caseiro que ela vai economizar trazendo um maior rendimento, mas na verdade vai ser ao contrário disso”, afirmou.
Outro cuidado recomendado é com o show pirotécnico que segundo o tenente só pode ser realizado por um técnico responsável autorizado.“Esse profissional é capacitado para calcular a distância mínima das pessoas e do fogo, pois se alguém estiver muito próximo pode gerar algum tipo de dano para aquela pessoa”,alertou
Outro grande problema é a utilização de fogos por pessoas que tenham ingerido bebida alcoólica ou que estejam fazendo uso de algum medicamento controlado. “É extremamente arriscado soltar fogos se a pessoa estiver nessas duas condições”.
Sobre querer reaproveitar aquele fogo de artifício que não veio a funcionar o tenente diz que é um costume perigoso “Se ele já falhou por algum momento ou não disparou é porque já apresenta alguma falha, então é sempre importante você olhar o visual da embalagem ver se ele esta ou não dobrado ou outra qualquer avaria que você possa identificar antes de utilizar até mesmo a data de validade”,orientou.