Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 23 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: A Concessionária de energia elétrica lidera ranking de reclamações e processos, do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de Rondônia (PROCON-RO), entre os meses de janeiro e maio desse ano.
No ranking que consolidou o balanço de atendimentos divulgados a reportagem do Rondonoticias, em segundo lugar está à empresa de telefonia Oi, seguido da operadora Claro. A Vivo ocupa o quarto lugar e a B2W(Americanas e Submarino) o quinto.
De acordo com o coordenador estadual do órgão, Ihgor Jean Rego, para ver assegurado seus direitos, é necessária que o consumidor possua algumas informações, como, por exemplo, nome e endereço do estabelecimento comercial, nota fiscal da compra, ou foto do produto ou serviço anunciado.
Segundo Ihgor Jean Rego, o órgão de defesa do consumidor rondoniense, tem mecanismos modernos para atender a população.
O atendimento para recebimento de denúncias e reclamações podem ser feitas pela internet no Portal do Procon – www.procon.ro.gov.br -, e na plataforma consumidor.gov.br
A plataforma é um instrumento facilitador para o consumidor, garantindo o registro de sua reclamação ou denúncia de qualquer lugar do Estado. Para fazer a abertura do processo, o consumidor precisa fazer o preenchimento dos campos e relato dos fatos.
“As reclamações dizem respeito a um problema numa relação de consumo, como a compra de um produto que mais tarde apresenta um problema ou cobranças indevidas, a denúncia consiste no relato de alguma abusividade ou ilícito verificado pelo consumidor, do qual pede por ações de fiscalização, como a constatação de venda de produto vencido e aumento abusivo dos preços”, garante o coordenador.
Ele comenta ainda que o cidadão tem também à sua disposição o telefone 151 para fazer denúncias e os telefones (69) 984820928 ou (69) 98491298