Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
GUAJARÁ-MIRIM, RO - A água do Rio Mamoré, que ultrapassou a cota de inundação no último mês de março, continua com o nível acima dos 11 metros em Guajará-Mirim (RO), a cerca de 330 quilômetros de Porto Velho. Nesta sexta-feira (6) a régua fluviométrica que faz a medição diária marcou 11,53 metros, segundo a Agência da Marinha no município.
A previsão do CPRM é que o nível continue subindo e chegue a pelo menos 11,60 metros nas próximas 48 horas.
De acordo com a Defesa Civil, o fato é alarmante, já que o a água invadiu parte do Bairro Triângulo e deixou várias ruas intransitáveis. O órgão informou que 40 famílias já foram cadastradas para receberem auxílio e cinco já foram desalojadas como medida de segurança, além disso foi decretada situação de emergência no bairro.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, mesmo com o nível acima da cota de inundação prevista pelo CPRM, comparado a 2014 (quando ocorreu a pior cheia dos últimos 20 anos), o Mamoré ainda está muito abaixo do que chegou naquela ocasião e não apresenta riscos de uma enchente da mesma proporção.
Em caso de emergência, existe um plano de auxílio para retirar as famílias e alojar os moradores em locais alternativos até que a situação esteja controlada e as águas baixem, porém neste momento não existe ainda esta necessidade.
Além da medição diária, o órgão faz o acompanhamento das famílias que moram nas áreas de risco e dos ribeiros na zona rural. Em algumas ruas do Bairro Triângulo só é possível ter acesso com pequenas embarcações, feitas pelos próprios moradores ou cedidas por conhecidos.