• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

Saiba como voltar a acessar a conta no Instagram caso ela seja invadida

A plataforma apresenta uma série de medidas que podem ser tomadas pelo usuário para retomar a utilização do seu perfil.


G1

Publicada em: 06/08/2022 11:25:42 - Atualizado


BRASIL - Sua conta no Instagram foi invadida e, de uma hora para outra, você deixou de conseguir acessá-la?

Os motivos para isso ter acontecido podem ser variados, mas um dos mais comuns é a ação de hackers que acessam a conta – de maneira geral, esses invasores têm acesso ao perfil de usuários que clicam em links desconhecidos recebidos por SMS, WhatsApp ou e-mail.

Há alguns sinais característicos de que uma conta foi invadida:

  • Os contatos começam a receber mensagens suspeitas;
  • Postagens incomuns, diferentes do que o usuário costuma publicar;
  • Senhas trocadas;
  • Acessos feitos em locais distantes, não frequentados pelo usuário;
  • E-mails recebidos sobre acessos não autorizados;
  • Aumento ou diminuição súbita da quantidade de seguidos e seguidores.

Se a conta foi invadida, há várias ações que podem ser tomadas. Segundo o Instagram, algumas dessas etapas de recuperação podem não estar disponíveis, dependendo do tipo de conta que se tenta recuperar. No entanto, a plataforma recomenda tentar todas elas.

Verificar a caixa de e-mail

Caso tenha recebido um e-mail de security@mail.instagram.com informando que o endereço de e-mail foi alterado, deve-se desfazer a alteração selecionando reverter essa alteração nessa mensagem.

Se informações adicionais também foram alteradas (por exemplo: a senha) e não for possível mudar o endereço de e-mail, o usuário deve solicitar um link de login ou código de segurança do Instagram.

Solicitar um link de login do Instagram

Para confirmar que o usuário de fato possui uma conta, é necessário solicitar que a plataforma envie um link de login para seu endereço de e-mail ou número de telefone.

Para solicitar um link de login:

  1. Na tela de login, toque em "Obter ajuda para fazer login" (Android) ou "Esqueceu a senha?" (Iphone);
  2. Digite o nome de usuário, endereço de e-mail ou número de telefone associado à conta e toque em "Avançar". Observação: se não tiver acesso ao nome de usuário, endereço de e-mail ou número de telefone associado à conta, insira as informações de login que usou mais recentemente e toque em "Não consegue redefinir sua senha?" abaixo do botão "Avançar" e siga as instruções na tela;
  3. O usuário deve selecionar seu endereço de e-mail ou número de telefone e tocar em "Avançar";
  4. O usuário deve clicar no link de login em seu e-mail ou em uma mensagem de texto (SMS) e seguir as instruções na tela.

Solicite um código de segurança ou suporte do Instagram

Caso não consiga recuperar a conta com o link de login enviado pela pela plataforma, é necessário solicitar o suporte.

Para solicitar suporte do Instagram:

O usuário deve inserir um endereço de e-mail seguro que apenas ele pode acessar. Depois de enviar a solicitação, ele deverá receber um e-mail do Instagram com as próximas etapas.

Verifique sua identidade

Captura de tela do Instagram no celular — Foto: Solen Feyissa/ Unsplash

Se o usuário enviou uma solicitação de suporte para uma conta sem fotos, ele deverá receber um e-mail de resposta automática da equipe de suporte da Meta.

A plataforma vai solicitar que o usuário ajude a verificar a identidade fornecendo o endereço de e-mail ou número de telefone com o qual está inscrito na rede social e o tipo de dispositivo usado no momento da inscrição (exemplo: iPhone, Android, iPad, outro).

Se o usuário pedir suporte para uma conta com fotos, será solicitado que faça uma selfie em vídeo virando a cabeça em diferentes direções para ajudar a plataforma a verificar se é uma pessoa real e confirmar sua identidade.

Depois de enviar a selfie em vídeo para ajudar a verificar sua identidade, o usuário receberá um e-mail do Instagram no endereço de e-mail seguro fornecido. A plataforma usa este vídeo para garantir que o usuário é uma pessoa real e que é quem afirma ser. O vídeo enviado nunca ficará visível no Instagram e será excluído em 30 dias.

Se a plataforma não conseguir confirmar a identidade no vídeo enviado, é possível enviar um novo vídeo, que será revisado novamente.

Observação: o Instagram não usa reconhecimento facial. A rede social utiliza selfies de vídeo para garantir que o usuário é uma pessoa real.

Caso ainda consiga fazer login na conta do Instagram

Se o usuário acha que sua conta no Instagram foi invadida ou houve uma tentativa de ataque hacker mas, ainda assim, ainda consegue fazer login, há algumas coisas que podem ser feitas para ajudar a manter o perfil seguro:

  • Alterar a senha ou enviar para si mesmo um e-mail de redefinição de senha;
  • Ativar a autenticação de dois fatores para segurança adicional;
  • Confirmar se o número de telefone e endereço de e-mail nas configurações da conta estão corretos;
  • Verificar a Central de contas e remover todas as contas vinculadas que o usuário não reconhece;
  • Revogar o acesso a quaisquer aplicativos de terceiros suspeitos.



Fale conosco