• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Golpes bancários quase dobram em um ano, diz levantamento de empresa de cibersegurança

Entre janeiro a julho deste ano, ocorreram 5.091.384 tentativas de golpes; no mesmo período de 2021, foram 2.581.200 tentativas


cnn

Publicada em: 08/08/2022 11:04:26 - Atualizado

Os golpes financeiros, conhecidos também como phishing bancário (quando criminosos enviam um link com o objetivo de roubar informações bancárias), praticamente dobraram no último ano.

É o que mostra um levantamento da PSafe, empresa de cibersegurança. Entre janeiro a julho deste ano ocorreram 5.091.384 tentativas de golpes.

No mesmo período do ano passado, foram 2.581.200 tentativas de golpes financeiros por phishing bancário – aumento de mais de 97%.

De acordo com o executivo-chefe de segurança da PSafe, Emilio Simoni, nos primeiros sete meses deste ano, foi registrado o correspondente a uma média de 24 mil bloqueios por dia e 1.000 por hora, no Brasil.

Dicas de prevenção

A primeira e principal: tenha uma solução de cibersegurança instalada em seu dispositivo, como o dfndr security e o dfndr enterprise.

Desconfie de qualquer mensagem que ofereça alguma vantagem ou premiação, incluindo retorno de PIX.

Fique atento a qualquer movimentação bancária diferente e troque suas senhas com frequência.

Ao realizar compras, sempre que possível opte por cartões de crédito virtuais, pois são mais fáceis de serem cancelados. Se o banco permitir, faça o ajuste do limite do cartão de crédito para um valor menor.

Antes de clicar em qualquer link, busque os canais oficiais das empresas. Na dúvida, você pode sempre testar se um link é confiável, gratuitamente, no site da PSafe.


Fale conosco