Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 22 de setembro de 2025
BRASIL: Grande parte dos brasileiros optam por algum meio de financiamento para conseguir realizar o sonho de ter a casa própria. O financiamento da Caixa Econômica Federal é a principal escolha da população, porém, existem requisitos básicos para contratar o serviço.
Não é solicitado renda mínima para quem deseja ter acesso a um financiamento. Sendo assim, as principais exigências são: ter 18 anos ou ser emancipado aos 16 anos, ser brasileiro ou possuir visto permanente no Brasil e não possuir outro ativo nas condições do SFH (Sistema Financeiro de Habitação).
Como funciona o financiamento na Caixa?
A Caixa Econômica Federal é a maior credora do ramo de financiamento imobiliário no Brasil. Ela funciona como intermediária, pagando o preço combinado ao proprietário do imóvel. Antes do contrato, é realizada uma avaliação para saber o valor de mercado da propriedade.
Como mencionado, renda mínima não é uma exigência para financiar um imóvel pela Caixa, porém, é feito uma análise de cadastro para avaliar se o cidadão possui capacidade civil de pagamento, ou seja, negativados não podem solicitar o serviço.
Ademais, a instituição exige que o valor das prestações não passe de 30% da renda mensal do segurado, para que ele não comprometa totalmente o seu orçamento e consiga pagar as parcelas tranquilamente.
Como usar o saldo do FGTS para diminuir o valor do financiamento
O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) permite que os seus segurados usem o saldo disponível para diminuir o valor do financiamento da casa própria. Seja no valor total ou no montante das prestações.
Entretanto, para ter acesso a esse serviço é preciso estar dentro das seguintes regras:
Para usar o seu saldo disponível do FGTS para abater as parcelas do seu financiamento, siga os passos abaixo: