Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 22 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: Há sim o que comemorar. Dados oficiais apontam que a taxa de desemprego no país, nos últimos três anos e meio (com dois deles de pandemia) caiu de mais de 13 por cento para pouco mais de 9 por cento. Em números absolutos, o país criou, nesse período, nada menos do que 4 milhões e 500 mil postos de trabalho.
Só neste ano de 2022, até julho, segundo o Novo Caged, foram gerados novos 1 milhão e 335 mil empregos. A verdade é que a economia brasileira, mesmo com a terrível pandemia de 2020 e 2021 continuou crescendo.
Por sua própria força, é claro, principalmente pela destacada expansão do agronegócio e de saltos constantes nas exortações, mas também por uma série de medidas do próprio governo federal, como as que diminuíram a carga tributária; as que reformaram a antiquada e anacrônica legislação trabalhista e que, ainda, investiram pesado nas privatizações, gerando milhares e milhares de novos empregos em áreas onde, antes, eram dominados pelo sindicalismo dos servidores públicos e geridos por legislação que impedia a expansão.
Previsões mais otimistas indicam que o ano de 2022 pode fechar com cerca de 2 milhões de novos postos de trabalho abertos em todo o país, um recorde histórico.