Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 22 de setembro de 2025
O Supremo Tribunal Federal (STF) se prepara para os atos do 7 de setembro com a maior operação de segurança de sua história. De acordo com a CNN, a corte terá um efetivo de segurança 70% maior que no ano passado, com a inclusão de uma barreira antidrones contra as dependências da Suprema Corte.
O temor é de que ataques à Corte e seus membros estejam sendo planejados por grupos extremistas para ocorrer durante o feriado da Independência.
Por isso, membros da polícia judiciária de outros tribunais, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal Regional Federal (TRF), serão utilizados pela Corte.
Outra preocupação é com a integridade física dos ministros do STF: além da segurança das instalações, equipes especializadas devem acompanhar os ministros, que não terão seu paradeiro revelado durante a operação.
Esta operação motivou, inclusive, uma extensão de poucos dias no mandato de Luiz Fux à frente da Suprema Corte: ele deveria empossar sua sucessora Rosa Weber no início da próxima semana, mas fará isso apenas no dia 12, quando a tensão sobre o dia da Independência deve estar dissipada.