• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de setembro de 2025

Após prisão, Serere se arrepende de atos antidemocráticos e pede perdão a Lula

O indígena está preso desde o dia 12 de dezembro por incitar atos contra a democracia em Brasília


ig

Publicada em: 05/01/2023 17:36:51 - Atualizado

O indígena José Serere Xavante disse nesta quinta-feira (5), em carta aberta, que se arrependeu de ter levantado suspeitas antidemocráticas e pediu perdão ao presidente Lula da Silva (PT) e ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

As desculpas foram divulgadas pelos advogados de Serere, que está preso desde o dia 12 de dezembro por incitar atos contra a democracia em Brasília.

O indígena disse que "cometeu um equívoco ao defender a tese de que haveria fraude nas urnas eletrônicas" e que "não há nenhum indício concreto que aponte para o risco de distorção" nas eleições.

"Defendi a tese da suposta fraude, com base em informações erradas, que me foram fornecidas por terceiros, que agora olhando para trás vejo que estavam inteiramente desvinculadas da realidade", afirmou o Serere.

Ele também condenou os atos de violência que aconteceram em dezembro. "Não defendi e não defendo ruptura democrática, nem acredito em métodos violentos, e/ou qualquer tipo de violência como método de ação política".

Entenda o caso

No dia 12 de dezembro, data da cerimônia de diplomação de Lula, foram divulgados vídeos do Serere fazendo discursos contra o presidente eleito, Moraes e o processo eleitoral.


Fale conosco