• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 2 de janeiro de 2026

Rondônia registrou mais de 800 nascimentos de bebês prematuros em 2022

Prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil antes do 5 anos de idade, no mundo todo


Diário da Amazônia

Publicada em: 25/01/2023 11:00:36 - Atualizado


BRASIL - A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil antes do 5 anos de idade, no mundo todo. No Brasil, cerca de 340 mil bebês nascem antes das 37 semanas de gestação. Em Rondônia, no ano passado, foram registrados 838 partos antes da hora. Além do risco alto de mortalidade, crianças que nascem precocemente podem ter dificuldades no desenvolvimento digestivo, respiratório, de linguagem e do desenvolvimento global.

O estado obteve um aumento de 5%, em relação ao ano de 2021, quando foram contabilizados 798 nascimentos prematuros, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Segundo a médica ultrassonografista, Taiana Pereira, uma das razões pelo aumento de casos foi a pandemia da Covid. Nesse período diversas grávidas ficaram reclusas e impossibilitadas de realizarem o pré-natal adequadamente.

Outros fatores de risco para um parto prematuro são gravidez gemelar, hipertensão, diabetes materna ou mesmo infecção que a mãe possa adquirir durante a gravidez. A realização do pré-natal representa papel fundamental em termos de prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.

Como prevenir o parto prematuro?

-Faça acompanhamento pré-natal

-Mantenha hábitos saudáveis

-Não consuma álcool

-Não fume

-Não se automedique

-Mantenha seu calendário de vacinação atualizado

-Esteja alerta para sangramentos e observe líquidos e secreções vaginais

-Verifique a vitamina B12 e suplemente, se necessário

Sinais do trabalho de parto prematuro

Sintomas como contrações a cada 10 minutos ou mais, mudanças na secreção vaginal, pressão pélvica, dor lombar, cólicas menstruais, cólica abdominal com ou sem diarreia podem ser sinais de trabalho de parto.

Dia Mundial da Prematuridade

Desde 2011, o dia 17 de novembro é reconhecido como o Dia Mundial da Prematuridade com o objetivo de dar visibilidade e sensibilizar sobre as necessidades e direitos dos bebês prematuros e das suas famílias.


Fale conosco