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porto velho, quinta-feira 18 de setembro de 2025
O volume de vendas do comércio varejista no país recuou 2,6% na passagem de novembro para dezembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (9). Essa é a segunda queda consecutiva do setor.
No acumulado de 2022, o varejo avançou 1% — o menor crescimento desde 2016, quando marcou recuo de 6,2%. Em relação ao mesmo período de 2021, o setor apresentou alta de 0,4%.
O mercado esperava recuo de 0,7% na comparação mensal, segundo pesquisa da Reuters, e avanço anual de 2,40%.
“Esse resultado acumulado no ano está muito próximo ao dos anos anteriores. Em 2021, por exemplo, houve ganho acumulado de 1,4%, então, em 2022, há um crescimento similar, mas ainda mais tímido”, afirmou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, em comunicado.
“Além disso, é muito concentrado, em termos de variação, no setor de combustíveis e lubrificantes, que acumulou alta de 16,6% no ano, uma distância grande para o acumulado dessa atividade em 2021 (0,3%).”
Segundo a pesquisa, cinco das oito atividades avaliadas fecharam 2022 no azul: combustíveis e lubrificantes (16,6%), livros, jornais, revistas e papelaria (14,8%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,3%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,7%).