• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de setembro de 2025

Exército escolhe três generais para serem alçados ao posto máximo da carreira militar

Serão os primeiros promovidos no governo de Luiz Inácio Lula da Silva; ministro da Defesa garante que critério utilizado foi o da antiguidade


cnn

Publicada em: 14/02/2023 18:24:46 - Atualizado

O Alto Comando do Exército decidiu, nesta terça-feira (14), promover três generais ao posto de quatro estrelas – o topo da carreira. O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse que as promoções são parte da rotina.

“Nosso compromisso é o de respeito à antiguidade”, disse Múcio após um evento em que foi homenageado no Tribunal de Contas da União (TCU).

As vagas foram abertas porque o ex-comandante da Força, general Júlio César de Arruda, e o atual chefe do Estado-Maior, general Valério Stumpf Trindade, foram para a reserva, além do atual comandante, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. Para assumir a função, ele automaticamente deixa o serviço ativo e abre espaço para um outro militar ser promovido.

Os nomes escolhidos pelo Alto Comando ainda precisam do aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, é tradição que sejam respeitados.

Os generais propostos para promoção são: Kleber Nunes de Vasconcellos, atual comandante da 1ª Divisão de Exército no Rio de Janeiro; Hertz Pires do Nascimento, vice-chefe do Estado-Maior do Exército; e Luiz Fernando Baganha, que chefiou a secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial no governo Bolsonaro.

Com essas mudanças, vagas serão abertas em postos inferiores, como general de divisão (três estrelas) e general de brigada (duas estrelas). Os nomes para esses postos serão definidos ainda nesta semana, na sequência de reuniões do Alto Comando.



Fale conosco