Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 5 de janeiro de 2026

RONDÔNIA - O Sistema FAPERON/SENAR, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Porto Velho, realizou nesta quarta-feira (10), a cerimônia de formatura de mais duas turmas do Programa AlfaCampo.
A solenidade celebrou a conquista de 40 idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Porto Velho, que concluíram o processo de alfabetização ao longo do ano. O CCI funciona como um espaço de acolhimento e promoção da qualidade de vida da pessoa idosa, oferecendo suporte emocional, social e educativo aos frequentadores.

Compuseram a mesa de honra a gerente do CCI, Sabrina Bianca; o instrutor do Programa AlfaCampo, Josemar Gomes; e o coordenador de Programas Especiais do SENAR/RO, Alex Lima. A organização do evento contou ainda com o suporte da analista Aline Melo, que atuou na coordenação da cerimônia.
Durante o evento, a gerente Sabrina Bianca destacou a importância da ação para os idosos. Segundo ela, muitos não sabiam assinar o próprio nome na chamada, e a chegada do programa representou uma transformação.
“Era uma falta que sentíamos aqui no Centro. Muitos idosos carregavam há anos o desejo de aprender a ler e escrever, e o SENAR veio somar com uma parceria que desenvolveu, motivou e transformou nossos alunos”, afirmou.

Representando o Sistema FAPERON/SENAR, Alex Lima destacou a honra de acompanhar esse momento tão especial.
“É emocionante vê-los se formando, mesmo diante de tantas dificuldades. O comprometimento e a força de vontade de cada um nos inspiram. O Sistema FAPERON/SENAR está sempre à disposição para apoiar iniciativas que promovam educação e dignidade”, ressaltou.
A emoção também tomou conta dos formandos. O aluno Emanuel Mendes compartilhou a importância da oportunidade recebida.
“Foi uma grande oportunidade. Parei de estudar há muito tempo e já tinha esquecido muita coisa. Esse curso veio para trabalhar a minha mente. Gostei muito dos professores, são nota 10. Tive um grande aprendizado”, afirmou.
A formatura encerrou o ano celebrando superação, aprendizado e cidadania, reforçando o impacto do Programa AlfaCampo na inclusão educacional e na valorização da pessoa idosa no campo e na cidade.