• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Feira virtual de talentos do SENAI expande as oportunidades no mundo do trabalho

Ao todo 15 temas foram escolhidos pelo Departamento Nacional.


Assessoria

Publicada em: 22/10/2021 17:11:35 - Atualizado


PORTO VELHO, RO - Departamentos Regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de 15 estados, dentre eles, o de Rondônia, participam nos dias 26, 27 e 28 de outubro, da segunda edição da Feira Virtual de Talentos SENAI Contrate-me, cuja transmissão será online pelo canal no YouTube do SENAI, a partir das 9 da manhã, horário de Brasília.

Ao todo 15 temas foram escolhidos pelo Departamento Nacional. Representando o DR de Rondônia, o coordenador de Serviços de Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI-RO, José Rafael Nascimento Lopes juntamente com o engenheiro da computação, Caio de Sá Lopes, vai ministrar a palestra “Prepare-se. Tem vagas no mundo”.

Conforme Rafael, com a pandemia, muitas empresas colocaram seus funcionários para trabalhar em casa (Home office). Foi uma mudança de paradigma em muitos setores da economia. Passamos a utilizar ferramentas de reunião online como o Microsoft Teams, o Google Meet, Cisco Webex, dentre outras.

“Trabalhar em casa requer disciplina e um local que não disperse a atenção de forma frequente, além de computador, monitor, mesa e uma boa conexão de internet”, afirma o coordenador de STI do SENAI-RO.

Com o arrefecimento da pandemia, algumas empresas perceberam que não precisariam retornar todo o pessoal ao escritório, principalmente a área de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), principalmente profissionais de programação (coding em inglês).

“Presenciamos uma mudança de paradigmas na economia, a chamada “transformação digital”. Em outras palavras, muitos negócios “analógicos” estão se digitalizando, como por exemplo, a venda de eletrodomésticos, livros, roupas, comida, etc.”, pontua Rafael.

Em seu ponto de vista, além do surgimento de negócios revolucionários como o Uber, Airbnb e Netflix, a mudança tem demandado fortemente técnicos da área de TI que se tornaram escassos no mercado e, consequentemente, gerou um “apagão” nessa área. “Estima-se a necessidade de 50 a 70 mil profissionais por ano até 2025, cujas escolas não estão conseguindo atender a demanda, provocando um grande déficit no mercado”, afirma.

Ainda conforme o coordenador, aliado a essa informação, existe a procura de técnicos brasileiro da área de TI para trabalhar em empresas do exterior. “Ou seja, ser funcionário de uma empresa estrangeira, trabalhar em casa e ganhar em dólar. Parece um sonho, não? Mas para isso há necessidade de muito estudo, proficiência em inglês e experiência na área”, explica.

Rafael argumenta que para alcançar esse sonho, tem que ser dado o primeiro passo que é matricular-se em um curso de formação, como por exemplo, do SENAI, que oferece vários cursos nessa área e buscar a primeira oportunidade. O resto vem com o tempo para torna-se um nômade digital podendo se candidatar a vagas no mundo.

O coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, o tema escolhido é pertinente e oportuno. “Prepare-Se. Tem Vagas no Mundo confirma o que o SENAI tem realizado em mais de 70 anos de existência, ou seja, expandir o mundo do trabalho, sendo agora através da conectividade, pois, as organizações estão cada vez mais globalizadas e num crescendo nas suas práticas de contratação de profissionais para integrarem os seus quadros. Trata-se de pessoas/profissionais, de qualquer pais que podem concorrer para as vagas que estão sendo abertas nos quatro cantos do planeta e exercerem suas competências profissionais a partir do seu pais”, ressalta.

Coelho finaliza destacando que a realização da feira virtual de talentos do SENAI através da plataforma “Contrate-me” expande ainda mais as oportunidades no mundo do trabalho. “O SENAI está preparando profissionais para os novos tempos, novas tecnologias e desafios e demandas da chamada Indústria 4.0”.



Fale conosco