Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
RONDÔNIA - Mobilidade é o objetivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) na aquisição de kits didáticos e containers, módulos compactos que trazem os equipamentos de forma organizada em maletas/bancadas desenvolvidos para possibilitar aulas teóricas e práticas de diferentes segmentos industriais e atender demandas de treinamentos e cursos de formação profissional nos 52 municípios do estado.
A afirmação é do coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho. “Para atender as indústrias e seus desafios, o portfólio do SENAI está estruturado com as melhores soluções em educação profissional e os kits agregam valor ao processo de aprendizagem em razão da pertinência com os processos produtivos industriais.
Coelho explica que se existe a demanda em Rio Crespo, por exemplo, basta que haja um espaço numa escola onde o SENAI possa instalar-se, abrir os kits sobre uma mesa/bancada e os alunos farão todo tipo de prática.
Conforme o coordenador, além da mobilidade, a utilização dos kits facilita as aulas práticas, proporcionando, de forma ágil, a qualificação dos alunos. Ele lembra que os kits e containers não pertencem a uma unidade específica, mas ao Departamento Regional e vão estar onde houver demanda.
Os kits facilitam a viabilidade de cursos nas indústrias, sindicatos, em qualquer entidade preocupada com a qualificação profissional da sua população, o SENAI poderá atender as demandas com eficiência, mobilidade e qualidade. Os atendimentos tornam-se mais abrangentes no estado, um facilitador na questão de qualificar o maior número de pessoas e com isso melhorar a empregabilidade.
O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santigo ressalta que os kits são inovações que darão bastante mobilidade e por conseguinte ampliada abrangência para os cursos ministrados e também a inclusão de novos programas no portfólio para atender as indústrias do estado.
“Nosso objetivo é facilitar e dar maior alcance à capacitação profissional, principalmente nas localidades onde o SENAI não tem unidade física. Desta forma a instituição reduz custos, desonera os programas, ganha tempo e mobilidade. Os kits foram criados para facilitar, o atendimento para as indústrias e a comunidade, sem perder a eficiência e a qualidade”, disse Santiago.