Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 4 de maio de 2025
RONDÔNIA: Diversos produtores rurais e dirigentes de Associações Rurais participaram de um evento realizado nas dependências da Secretaria Municipal de Agricultura, no último dia 15, atendendo a um convite do prefeito Adailton Fúria e do secretário Roberto Alves da Silva.
Diversas autoridades do município também marcaram presença, como a maioria dos vereadores, secretários municipais e os deputados Cássio Gois e Cirone Deiró, além de representantes de diversas instituições financeiras que foram expor aos produtores informações sobre linhas de financiamento. O Instituto Federal de Rondônia, entidade parceira dos agricultores, também marcou presença.
O prefeito Adailton Fúria explicou, logo no início da reunião, que os protagonistas daquele evento seriam os agricultores e ressaltou que, tanto ele quanto os deputados, queriam ouvir as demandas de cada um deles a respeito das políticas públicas voltadas ao campo.
“Queremos que os agricultores tenham liberdade para falar sobre as coisas que estamos fazendo bem, estamos acertando, e aquilo que precisa ser melhorado, pois o nosso objetivo é atender a essas demandas dentro do que estiver ao nosso alcance e, quando for necessário, vamos recorrer aos nossos parceiros como os deputados Cássio Gois e Cirone Deiro”, afirmou.
O prefeito lembrou que, além dos deputados estaduais, o município tem recebido muito apoio de deputados federais e de senadores, dentre os quais o deputado João Chrisóstomo de Moura e a ex-deputada Jaqueline Cassol que destinaram uma série de emendas que resultaram na compra de equipamentos para que o município pudesse atender ao homem do campo, seja através da Secretaria Municipal de Agricultura, seja através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. Ele também citou o apoio dos senadores Confúcio Moura, Jaime Bagattoli e Marcos Rogério.
Os deputados Cirone Deiró e Cássio Gois, assim como alguns vereadores, também discursaram e falaram sobre a importância desse evento no qual os produtores rurais puderam expor suas demandas e ouvir das autoridades o que está em curso para atendê-los.
Cerca de 10 produtores rurais fizeram uso da palavra e os pedidos mais destacados foram os seguintes: descentralização das outorgas para irrigação por parte do órgão responsável, distribuição por parte do município ou do estado de mudas de café e de cacau e a melhoria na qualidade de algumas pontes na área rural. Praticamente não houve cobranças sérias em relação à malha viária, pois a maioria dos agricultores afirmou que o município tem feito um excelente trabalho de recuperação das linhas vicinais.
Em resposta a essas demandas, o prefeito pediu o apoio dos deputados Cássio e Cirone para acionarem as autoridades do estado em relação a esse grave problema na demora da liberação de licença para que o homem do campo possa irrigar suas lavouras. Já em relação a mudas de café e de cacau, o prefeito afirmou que está trabalhando em parceria com o governo do Estado para atender a essa demanda.
“Queremos incentivar os produtores rurais e vamos atender especialmente aqueles que ainda estão iniciando suas atividades no plantio de café e de cacau. Nosso objetivo é distribuir ao menos duas mil mudas para cada produtor rural, dentro de uma política bem definida, estabelecendo como critério a exigência de que esse trabalhador realmente se comprometa a plantar todas as mudas que receber”.
Em relação aos grandes produtores, a prioridade deles é a obtenção de crédito para ampliar ainda mais a sua produção, segundo o prefeito. Nesse sentido, ele disse que o município vai contribuir como sempre fez, melhorando a malha viária para que haja melhorias no processo de escoamento da produção. As secretarias de Obras e Agricultura, segundo ele, vão atender a todos os produtores, independente de serem pequenos, médios ou grandes, mas no tocante a distribuição de mudas, é necessário priorizar aqueles que tem menos condições de comprar as mudas por conta própria.
O prefeito também agradeceu a parceria de instituições financeiras como Banco do Brasil, Credsis, Sicoob, Sicredi, dentre outras, que estão liberando linhas de crédito para que o produtor tenha condições de aumentar ainda mais a sua produção. A soma de todos os recursos liberados por essas instituições chega perto de meio bilhão de reais para financiar a atividade agrícola no município. Ele também falou do programa Proampe, do qual a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Cacoal é parceira e atua dando consultoria aos empreendedores. O Proampe, segundo o prefeito, é um crédito rápido, através do qual já foram liberados mais de 15 milhões de reais para pequenos empreendedores de Cacoal, com juros de apenas 0,5%, mais a taxa Selic.
AGRADECIMENTOS
O Secretário Municipal de Agricultura, Roberto Alves da Silva, agradeceu ao prefeito, aos vereadores e aos deputados Cássio e Cirone, bem como aos produtores rurais que foram ao evento apresentar as suas demandas. Ele também agradeceu ao empenho de todos os servidores da Secretaria Municipal de Agricultura, cada um deles dando o máximo para que esse evento fosse realizado.
“Eu não tenho palavras para agradecer a todos esses servidores que formam um time competente, que trabalha diuturnamente para que os agricultores sejam bem atendidos. O resultado dessa dedicação é reconhecimento agricultores, os quais demonstram sua gratidão por todo o esforço de cada membro de nossa equipe”, enfatizou.
Falando em nome dos agricultores, o presidente do Conselho Municipal da Agricultura, Ronaldo Felix, o popular Naldinho, agradeceu ao trabalho do prefeito, dos deputados e vereadores, enaltecendo também o grande trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura.
Naldinho afirmou que essa interação entre o homem do campo e as autoridades traz resultados positivos e uma prova disso foram os anúncios feitos, tanto pelo prefeito Adailton Fúria, quanto pelos deputados de que, ainda este ano, as Associações Rurais receberão vários equipamentos tanto para a preparação do solo, quanto para a colheita e secagem da lavoura colhida.
Ele também agradeceu ao empenho do vereador Romeu Moreira por esse projeto de retomada na produção de cacau no Município, o qual tem contado com o apoio do prefeito, dos deputados estaduais e dos demais vereadores. Naldinho explicou que tem muitos produtores interessados em plantar cacau e café e o programa de distribuição de mudas, anunciado pelo prefeito e pelo próprio Romeu, será o ponto de partida para que Cacoal seja, além da capital do café, também a capital do cacau.