• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024

2ª agência do Sine é inaugurada na Subprefeitura pela Semdae em Ji-Paraná

O vice-governador de Rondônia acompanhou a inauguração da nova sala


ASCOM PREFEITURA

Publicada em: 30/06/2023 09:18:31 - Atualizado

RONDÔNIA: Mais uma agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) foi inaugurada, nesta quinta-feira (29), na Subprefeitura de Ji-Paraná pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos (Semdae) em parceria com o governo de Rondônia. O município possui 380 vagas de empregos e mais de 2.600 empresas estão cadastradas no aplicativo Geração de Emprego.

Representando o Prefeito Isaú Fonseca (União Brasil), o secretário municipal de Administração (Semad), Jonatas França, frisou que a cidade está avançando em vários setores e necessita de pessoas capacitadas para atuar no mercado de trabalho. Ele informou que a gestão atual já oferece diversas oportunidades de treinamentos.

Para o representante do governo de Rondônia, o secretário estadual adjunto de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Avenilson Trindade, o programa acompanha as oportunidades de empregos e as qualificações segmentadas da mão de obra, oferecidas por empresas. Ele reforçou que Ji-Paraná representa cerca de 14% de trabalhadores cadastrados no Geração de Empregos, índice que ajuda a manter Rondônia com a menor taxa de desemprego do Brasil, com 3,2%.

Os dados apresentados pelo governo foram revelados na mais recente pesquisa da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNDA Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na segunda quinzena de maio de 2023. A mostra constatou que, no primeiro trimestre do ano, 61,7% dos trabalhadores ocupados ocupavam cargos nos setores de agronegócios, administração pública e comércio.

Segundo a secretária da Semdae, Penha Nardi, foi uma grande realização a parceria com o governo do estado em ofertar capacitações e oportunidades de empregos. Ela disse que a pasta está com 21 cursos que estão sendo disponibilizados à população, para promover condições de crescimento aos empreendedores.

Para a coordenadora de Trabalho, Emprego e Renda do Sine, Teresa Cristina, o órgão é vinculado à Sedec, e busca fomentar a formalização de emprego para geração de renda nos municípios e crescimento econômico do estado. Ela afirmou que já foram instaladas 12 agências e que os cadastrados pelo Sine podem participar de 60 cursos online de capacitação.



Fale conosco