Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
GUAJARÁ-MIRIM,RO: Com o intuito de dar continuidade às ações de prevenção e conscientização ambiental nas zonas de amortecimento do Parque Estadual Guajará-Mirim (PEGM), o Governo de Rondônia realizou nos dias 27 e 28 de abril, a 2ª edição do Projeto Vem pro Parque. A iniciativa envolveu a comunidade local em atividades educativas, no entorno da Unidade de Conservação, em uma programação organizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC), em parceria com a Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam).
O projeto contou com a participação da Polícia Militar Ambiental (BPA), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Exército Brasileiro (EB) e Polícia Militar Mirim (PMM) de Buritis, que uniram esforços para realizar instruções e palestras voltadas às áreas ambientais e para fortalecer a importância do PEGM para o Estado.
Durante as palestras, foram abordados temas como: a importância da biodiversidade; a conservação dos ecossistemas locais; e os benefícios diretos das Unidades de Conservação. Os alunos da Polícia Militar Mirim, representantes do futuro da região, foram especialmente engajados, sendo instigados a se tornarem defensores ativos do meio ambiente.
O evento disseminou conhecimento, e incentivou ações práticas, destacando a responsabilidade de cada cidadão na preservação do patrimônio ambiental. É importante ressaltar o apoio por meio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), que oferece suporte financeiro e possibilita alcançar os objetivos estabelecidos pelo programa, cumprindo assim, as metas estipuladas e consolidação das unidades de conservação.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação proporciona uma geração consciente de seus deveres e cuidados com o meio ambiente. “As atividades educativas de prevenção e conscientização são fundamentais para possibilitar a preservação dos recursos naturais dentro das Unidades de Conservação”, ressaltou.
De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, é preciso que as palestras educativas cheguem a mais pessoas e, consequentemente, possam atingir os objetivos de fortalecer as ações de conscientização dentro do parque, e no entorno, aproximando das comunidades locais, para que se tornem guardiões da Unidade de Conservação.
Segundo Daniel Santos de Souza, coordenador da CUC, a iniciativa fortalece a construção de uma cultura ambientalmente consciente. “O projeto busca conscientizar toda a população, especialmente os alunos da Polícia Militar Mirim de Buritis, para a preservação do meio ambiente, e objetiva abranger, também, outras unidades de conservação, para que a população tome conhecimento de sua importância.