• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 12 de junho de 2024

Desembargadores mantêm sentenças sobre acusados de corrupção em Cacoal

TJ de Rondônia confirma condenações no caso da Operação Detalhes...


Redação

Publicada em: 18/05/2024 08:39:09 - Atualizado

Foto: TJRO


CACOAL, RO – Em decisão recente, os desembargadores do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) confirmaram as sentenças dos envolvidos no emblemático caso da Operação Detalhes, considerado o maior escândalo de corrupção na cidade de Cacoal. A deliberação, que ocorreu em 09 de maio de 2024, manteve as penas aplicadas aos acusados.

A Operação Detalhes foi deflagrada em 2015, após investigações conduzidas pelo Ministério Público e Polícia Civil, que desmantelaram um esquema de corrupção envolvendo agentes públicos e empresários. As atividades ilícitas identificadas incluíam corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e lavagem de dinheiro.

Entre os condenados, Maria Ivanir, ex-chefe de gabinete do ex-prefeito Padre Franco, recebeu a pena mais severa: 24 anos, 11 meses e 8 dias de prisão em regime fechado. Paty Paulista, ex-vereador e presidente da Câmara Municipal na época, foi condenado a 23 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, também em regime fechado. Marcelo Vagner Penna, procurador efetivo do município, e Valdomiro Corá, atual presidente da Câmara, também foram condenados, embora os detalhes dos regimes de suas penas não tenham sido especificados.

Outros envolvidos no esquema de corrupção receberam penas variando entre dois e sete anos em regime semiaberto. Um empresário do setor imobiliário, que colaborou com as investigações, teve sua pena reduzida significativamente para oito meses em regime aberto devido à sua cooperação.

Além das condenações criminais, os agentes públicos perderam seus cargos e foram declarados inelegíveis. Valdomiro Corá, em particular, enfrenta a possibilidade de ser destituído da presidência da Câmara e ter seu mandato como vereador cassado, resultando em inelegibilidade por oito anos.

O caso da Operação Detalhes destaca a atuação rigorosa das autoridades judiciais de Rondônia no combate à corrupção e serve como um marco importante na promoção da integridade pública e transparência governamental.


Fale conosco