Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 12 de outubro de 2024
RONDÔNIA: Aproximadamente 300 abordagens, onde foram verificadas a situação documental de veículos e condutores, foram realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), em conjunto com o Exército Brasileiro, nas imediações dos distritos de Nova Dimensão e Jacinópolis. A fiscalização ocorre nas principais estradas e ramais da região, durante a “Operação Temporã”, deflagrada em 1º de setembro, para combater os incêndios criminosos no Parque Estadual Guajará-Mirim.
O Detran-RO se uniu às forças de segurança pública de Rondônia, em um esforço conjunto de combate aos incêndios criminosos no Parque Estadual Guajará-Mirim. Desde o dia 31 de agosto, cinco agentes de trânsito do Departamento se juntaram aos demais grupos e autoridades responsáveis pelo planejamento das ações a serem executadas.
Estão em campo, alem do Detran-RO, cerca de 300 agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Superintendência da Polícia Técnico-Científica (Politec), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), com o apoio de órgãos como o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Exército Brasileiro, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polícia Federal, que reforçam as equipes de investigação e combate às queimadas criminosas registradas no Parque, bem como na Estação Ecológica Soldado da Borracha.
ABORDAGEM DE VEÍCULOS
De acordo com o agente da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT), Carlos Alessandro da Silva, chefe da equipe do Detran-RO em campo, coube como missão ao Departamento a fiscalização de veículos, para conferência dos veículos e documentos de todos os que transitam pela região.
Para o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, o apoio da Autarquia auxilia as forças de combate ao fogo, por meio da DTFAT, com a fiscalização de possíveis veículos que possam estar transportando itens que possam auxiliar os criminosos que estão destruindo o meio ambiente. O titular do Departamento de Trânsito salientou que, já estendeu a permanência dos agentes no local, para manter a fiscalização de forma permanente. “Estaremos presentes no apoio às forças de segurança enquanto perdurar a “Operação Temporã.”