Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 30 de março de 2025
Um prédio público moderno, funcional e eficiente, que reaproveita água da chuva e a luz do sol para diminuir o consumo de energia elétrica. Salas amplas e climatizadas, com segurança para os cidadãos e para quem trabalha lá. Assim é o Fórum Walter Waltenberg Silva Júnior, inaugurado pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Raduan Miguel Filho, na presença de diversas autoridades do Estado, na última semana.
A entrada do prédio tem catracas, porta-giratória e detector de metais, em seguida, há um painel com fotos de servidores(as), advogados(as) e magistrados(as) que fazem parte da história do fórum, inaugurado originalmente em 1983.
Administração iniciou os estudos, assinou ordem de serviço e executou a obra, nas gestões dos desembargadores Paulo Mori, Marcos Alaor e Raduan Miguel. Em sua fala durante a solenidade, já dentro do plenário do Tribunal do Júri lotado, o o atual presidente do TJRO disse que a celebração é muito mais que a inauguração de uma nova obra. “A conclusão de um serviço bem feito sempre causa imensa satisfação”, afirmou o magistrado ao evidenciar a angústia da espera pelo novo espaço.
O desembargador destacou a arquitetura inclusiva, que proporciona atendimento rápido a alguns serviços que prescindem da presença do cidadão no fórum. “Entregamos o que há de mais moderno em termos de tecnologia, arquitetura, acessibilidade e bem-estar a fim de que as senhoras e senhores sigam oferecendo à população atendida por esta comarca o serviço de excelência que eles merecem e eu sei que vocês são capazes”, afirmou, dirigindo -se ao servidores(as) e magistrados(as).
“A inauguração das novas instalações que leva o nome do saudoso colega e amigo é uma homenagem mais que justa, uma vez que foi nesta comarca que o amigo deu seus primeiros passos na Magistratura, em 1985”, falou o presidente Raduan sobre a emoção de prestar homenagem a Waltenberg.
Antes disso, o próprio filho do homenageado emocionou a todos com os agradecimentos e lembranças do saudoso magistrado, que, para ele e para a família, além do homem público e estudioso do Direito, era um pai dedicado, um entusiasta do desenvolvimento de Rondônia e uma presença, para sempre, marcante em suas vidas. “Para mim, esse não é mais só um prédio, é um símbolo da dedicação que ele (desembargador) sempre teve à Justiça”, afirmou Rodrigo Waltenberg. “As decisões que ele tomava não apenas a sentença em papel mas algo que impactava a vida das pessoas”, lembrou o filho e disse que apesar da partida precoce, o legado de Waltenberg Júnior está vivo.
O vice-governador, Sérgio Gonçalves, falou sobre a importância da gestão pública e da boa aplicação dos recursos pagos pelos cidadãos em impostos. Ele parabenizou ao Poder Judiciário pelos reconhecimentos nacionais, que são evidências da gestão eficiente do TJRO. Representante do Poder Legislativo, o deputado estadual Cirone Deiró também fez o uso da palavra e enalteceu a conquista da população e a realização do Tribunal de Justiça. Também discursaram durante a cerimônia, os representantes do Ministério Público, o promotor Mateus Gonçalves, Defensoria Pública do Estado, Eder Maifrede Campanha, Associação dos Magistrados, juíza Fabíola Inocêncio, o prefeito Aldair Pereira, o presidente da Subseção da OAB-RO, advogado Éder Júnior e a juíza auxiliar da Presidência, Valdirene Clementele.
Rinaldo Forti, juiz secretário-geral do TJRO, disse que, acima de tudo, foi um sonho sonhado em conjunto, alimentado pela fé, muitas mãos trabalharam com alma, com zelo e com amor. O magistrado fez um agradecimento a todos que se empenharam pela entrega da obra e inauguração, com menção especial à secretária administrativa, Elaine Piacentini, responsável pela pasta de obras no TJRO. O decano da Corte, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, também discursou. Disse que o prédio torna-se um verdadeiro cartão de visita da Justiça na região. “Que este novo fórum seja um templo de Justiça, onde a ética, a equidade e a verdade prevaleçam”, afirmou Costa.
Já o desembargador Alexandre Miguel recordou o tempo em que foi juiz na Comarca e fez votos de que o novo fórum seja um ambiente de justiça, célere e efetiva. Destacou a homenagem e citou uma frase que simboliza, em sua visão, a personalidade do desembargador Walter: “Eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura”. Por sua vez, o desembargador Gilberto Barbosa, corregedor geral da Justiça, afirmou que a inauguração transcende a mera edificação física, pois simboliza o compromisso do Poder Judiciário com a melhoria da prestação de serviços aos cidadãos.
Quem também fez um discurso carregado de emoção foi o juiz Diretor do Fórum Jeferson Tessila Melo, que resumiu todo o esforço e tempo de espera para que a nova sede estivesse em funcionamento como a realização de um sonho que foi sonhado em conjunto por servidores e comunidade forense, de modo que, para ele, nada além de gratidão era o que tinha a expressar, a todas as as administrações do TJRO que contribuíram que a população tivesse uma sede com melhores condições de atendimento. Ele convidou os cidadãos da cidade a conhecerem e utilizarem os serviços à disposição, especialmente à acadêmica, pois, como lembrou, um dia serão eles e elas os advogados, juízes, servidores, promotores e defensores públicos a atuarem no fórum.
A nova sede do Fórum de Rolim de Moura fica na avenida João Pessoa, 4555, Centro. A comarca está a cerca de 480 km da capital do Estado e atende, além da sede do município, o Distrito de Nova Estrela, com duas varas cíveis, uma vara criminal e um juizado unificado.