Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 2 de abril de 2025
ARIQUEMES, RO - A Justiça Rápida Itinerante organizou uma cerimônia de casamento comunitário para mais de 100 casais em Ariquemes, região do Vale do Jamari rondoniense, na última sexta-feira, 28 de março. Entre as vozes que entoaram o "sim" estavam Sebastião Antônio, 65 anos, e Zilma Barbosa, 66 anos.
Juntos há 48 anos, o casal tentou oficializar a união legalmente em três ocasiões, mas dificuldades com documentação adiaram o sonho do casamento.
“Eu estou muito feliz que realizamos o sonho que a gente tanto esperava e agora deu certo”, disse dona Zilma. Ao lado dela, seu Sebastião se declarou: “Estamos juntos há 48 anos, nunca nos separamos. As barreiras ruins a gente rompeu e ela é minha companheira de vida”.
A Justiça Rápida Itinerante é realizada pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e apoio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc).
No total, foram feitas 115 conversões de união estável em casamento e na cerimônia compareceram 57 casais para pegar, em mãos, a certidão de casamento. Com o reconhecimento civil da união, os cônjuges passam a ter acesso facilitado a direitos e serviços essenciais.